Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP/SENAR-PR e Bayer fazem parceria para aprimorar cursos de agroquímicos

Empresa alemã adquiriu equipamentos de última geração que serão instalados nos centros de treinamentos da entidade agropecuária em Ibiporã e Assis Chateaubriand

A partir do dia 20 de junho, os participantes dos cursos do Sistema FAEP/SENAR-PR na área de agroquímicos terão à disposição equipamentos ainda mais avançados para a demonstração de aspectos da manutenção, regulagem e outros elementos envolvidos na correta aplicação desses insumos. Dessa data em diante, uma sala de tecnologia de aplicação estará funcionando no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do Sistema FAEP/SENAR-PR em Ibiporã, no Norte do Paraná. Um espaço similar no CTA de Assis Chateaubriand também será inaugurado, ainda sem data programada.

Os espaços serão construídos e equipados inteiramente pela Bayer (com equipamentos da empresa Herbicat) com três novos dispositivos que vão facilitar o aprendizado dos alunos dos treinamentos na área de defensivos agrícolas.

Essas novas salas nos CTAs vão contar com um dispositivo chamado mesa de distribuição, capaz de fornecer dados de como está a saída de gotas nas pontas dos bicos ao longo de uma barra de pulverização. Outro será um túnel de vento, que tem por objetivo demonstrar os fatores envolvidos na formação da deriva (quando o defensivo é levado pelo vento e não atinge adequadamente o alvo pré-determinado). Outro item fundamental do novo espaço
será o sistema de demonstração de lavagem de campo, que vai ser usado para ensinar os produtores e trabalhadores rurais a fazer a higienização adequada dos tanques de pulverizadores.

Uma das preocupações do Sistema FAEP/SENAR-PR ao firmar a parceria com a Bayer é seguir no caminho de aprimoramento dos cursos na área de defensivos agrícolas. Desde o surgimento do SENAR-PR, há quase 30 anos, as formações sobre aplicação de agroquímicos sempre estiveram entre as mais demandadas pelos produtores e trabalhadores rurais. As formações passam por atualizações constantes, conforme ocorre a evolução da tecnologia nessa área, principalmente por parte das multinacionais dos insumos quanto da indústria de maquinários.

Um dos exemplos mais recentes desse tipo de inovação é a disponibilização de uma terceira geração de biotecnologia desenvolvida pela Bayer: a Intacta 2 Xtend, que substitui a cultivar Intacta RR2 PRO (de 2013). A RR2 PRO possui tolerância ao herbicida glifosato e confere proteção contra quatro lagartas da cultura da soja: falsa-medideira (Chrysodeixis includens), lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta-da-maçã (Chloridea virescens) e broca-das-axilas (Crocidosema aporema). A Intacta 2 Xtend tem proteção também contra a Helicoverpa armigera e à Spodoptera cosmioide e ao herbicida dicamba – que exige um checklist com particularidades na aplicação.

Para o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, a sustentabilidade e o emprego correto de tecnologias inovadoras são pilares das ações praticadas na casa. “Nós sempre prezamos pelas boas práticas agrícolas e fornecemos subsídio para que os produtores rurais adotem o que há de mais avançado em termos de tecnologia. Sabemos dos avanços científicos, o que torna a atividade agropecuária mais complexa e com demanda constante por treinamentos, seguindo sempre práticas sustentáveis”, projeta Meneguette.

Fernando Prudente, diretor de negócios de soja e algodão da Bayer no Brasil, classifica o Sistema FAEP/SENAR-PR como um importante parceiro para levar conhecimento ao campo. “A Bayer tem feito parceria com diversas entidades nos Estados para intensificar os treinamentos voltados à aplicação de agroquímicos. No Paraná, o Sistema FAEP/SENAR-PR será um importante agente. Queremos, nos próximos anos, capacitar milhares de produtores e trabalhadores rurais, usando equipamentos de última geração”, revela.

Resposta ao campo

A inauguração das novas salas vai na mesma direção de um trabalho desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR nos últimos anos, que culminou no curso “Operação e manutenção de pulverizador tratorizado de barras”. Com a construção da sala em parceria com Bayer, a ideia é seguir com a construção de novas formações de acordo com a evolução das tecnologias envolvidas nesse tema.

“Temos preocupação em proporcionar aos produtores as ferramentas para que as boas práticas agrícolas sejam uma constante no dia a dia do campo. Para isso, investimos sempre em inovações nos nossos treinamentos, de modo a contemplar os avanços científicos e fazer isso chegar à ponta, quando efetivamente ocorrem as aplicações nas lavouras”, explica a diretora técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, Débora Grimm.

De acordo com a técnica Flaviane Medeiros, do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, é preciso disseminar a cultura de que as atividades no campo, com a evolução tecnológica, exigem ainda mais atenção aos detalhes. “Mesmo maquinários de pequeno porte tem alta tecnologia embutida. Nossos cursos preveem essa versatilidade, pois é importante seguir as boas práticas e fazer aplicações com qualidade e de forma correta independentemente do equipamento. Isso é possível com o operador bem qualificado e atento às boas práticas com tecnologias de aplicação”, aponta a técnica.

Cursos

O Sistema FAEP/SENAR-PR possui sete cursos voltados especificamente para a área de aplicação de agroquímicos. As formações abrangem conhecimentos nas áreas de controle
de formigas cortadeiras, NR 31.7, pulverizadores autopropelidos, costais, tratorizados e turbopulverizador. Além disso, há o treinamento personalizado em operação e manutenção de pulverizadores tratorizados de barras. Para conferir todos os cursos disponibilizados pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, clique aqui.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio