Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP/SENAR-PR lança cartilha do Programa Agrinho

Publicação, nas versões impressa e online, traz informações atualizadas sobre a formação

O Programa Agrinho, maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, agora conta com uma cartilha. O material reúne as principais informações sobre a formação e traz detalhes sobre os materiais didáticos, as capacitações de professores e o concurso. A publicação foi enviada no formato físico para todas as escolas das redes pública e privada e secretarias de educação do Paraná. Além disso, a versão online está disponível no site da entidade (www.sistemafaep.org.br), na seção Notícias – Serviços – Ao Produtor.

“O Agrinho completa 27 anos em 2022 e, ao longo desse tempo, se consolidou como um importante programa educacional no Paraná. Apesar de já ser conhecido por milhares de professores e estudantes, a atualização do programa despertou a necessidade de montarmos esse guia para que o Agrinho continue sendo um exemplo positivo na vida de tantos paranaenses”, afirma o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Para acessar a versão digital da cartilha do Programa Agrinho, clique aqui.

Segundo o gerente técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Arthur Piazza Bergamini, um dos objetivos da cartilha é dar visibilidade aos materiais didáticos do Agrinho, recentemente reformulados. A digitalização do programa é outro ponto de destaque.

“Com a pandemia, o programa viveu a sua primeira experiência em formato remoto e várias etapas passaram a ser online. Nós entendemos as necessidades do momento e a transformação que a educação passou durante esse período, que culminou na mudança e adaptação do Agrinho”, explica Bergamini.

A cartilha traz um conteúdo explicativo sobre o Programa Agrinho, com proposta metodológica, público-alvo, materiais didáticos e outras atualizações para 2022. Ainda, a publicação destaca informações sobre os cursos destinados à formação de professores, ofertados pelo SENAR-PR em formato Educação a Distância (EaD). São 17 títulos sobre metodologias, sendo seis novos e 11 que passaram por atualização, além de um curso sobre Combate à Dengue, decorrente da campanha de 2020.

Por fim, no material também é disponibilizado o cronograma do Concurso Agrinho 2022. A inscrição dos trabalhos será online e está programada para acontecer em agosto. “Dessa forma, os professores já terão uma perspectiva do desenvolvimento do programa ao longo do ano e poderão se organizar da melhor forma”, complementa Bergamini.

Mais informações sobre o Concurso Agrinho 2022 serão divulgadas no site www.sistemafaep.org.br e nas redes sociais do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Materiais didáticos

A cartilha traz, em detalhes, os materiais didáticos destinados a professores e alunos. Para os docentes, são dois livros: “Ciência, inovação e ética – tecendo redes e conexões para a sustentabilidade”, que contém as orientações gerais referentes aos temas do programa; e “Ciência, inovação e ética – tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento”, que contempla algumas propostas metodológicas inovadoras.

No caso dos estudantes, os materiais são divididos por temas e fases de aprendizagem, incluindo conteúdos adaptados para alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). No total, são 13 publicações: “Brincando com o Agrinho” e “Brincando e aprendendo 1 e 2”, compostos por folhas de atividades; “Agrinho em cenas cotidianas” e “Cenas do cotidiano 1 e 2”, que consistem em um conjunto de atividades compostas por imagens rotineiras de uma família; “Descobrindo o mundo”, composto por frases sobre diversas temáticas; “Investigando o ciclo da água”, que tem como ideia central um mistério a ser descoberto; e cinco diferentes edições do título único “Ciência, inovação e ética”, que, em formato revista, têm como ideia central um jeito sustentável de ser e viver. Todos os materiais didáticos podem ser acessados na versão digital também no site do Sistema FAEP/SENAR-PR. No entanto, os professores que desejarem receber a versão física, devem fazer a solicitação no site da entidade durante o mês de fevereiro.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio