Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP/SENAR-PR promove segunda rodada do levantamento de custo de produção

Trabalho permite conhecer, de forma detalhada, os números da produção da avicultura e suinocultura do Paraná

A partir do dia 4 de novembro, técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR irão realizar a segunda rodada do levantamento dos custos de produção da suinocultura e avicultura. As reuniões com produtores e empresas dos setores irão acontecer em nove cidades do Estado (confira o cronograma abaixo), que têm nas atividades uma importância econômica. Os encontros são abertos para os pecuaristas interessados.

“Essa segunda rodada é para a atualização dos números. Os municípios são os mesmos do primeiro giro, para manter a série histórica, termos referência para comparar e também por terem mais representatividade nas atividades”, destaca Jefrey Albers, coordenador do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP.

A metodologia utilizada nestes encontros foi elaborada pelo mestre em economia rural Ademir Francisco Girotto, com base em procedimento utilizado pela Embrapa. Com os dados de referência, os produtores podem controlar seus gastos, além de utilizá-los em renegociais com as indústrias, enquanto a FAEP pode definir propostas para melhoria das duas atividades. Todos os dados, de forma compilada, serão publicados no Boletim Informativo no início de dezembro, e também no site do Sistema FAEP/SENAR-PR (www.sistemafaep.org.br).

Conquista

A primeira rodada do levantamento dos custos de produção, no primeiro semestre, teve resultados práticos.  Produtores da região dos Campos Gerais levaram os números para a reunião da Cadec e, conseguiram, junto a indústria, um aumento de 6%. A estratégia para conseguir o reajuste foi confrontar os pagamentos praticados em diferentes regiões.

Ainda, além do reajuste imediato, também houve um compromisso da empresa de mais uma melhora dos valores pagos aos produtores, caso algumas metas sejam cumpridas até o começo de 2020.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio