Sistema FAEP/SENAR-PR

Soja longe da indústria

Menos soja foi processada nos Estados Unidos em abril na comparação com o mês anterior, apontou relatório divulgado ontem pela Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas (Nopa, em inglês). A instituição aponta que o volume total de grãos que passou pelas indústrias caiu de 3,7 milhões para 3,2 milhões de toneladas entre os dois meses – baixa de 13%. O desempenho jogou água fria no mercado, que esperava um patamar ligeiramente superior, próximo de 3,4 milhões de toneladas.

Além de estoques mais apertados na soja, a disponibilidade de óleo para os norte-americanos também caiu. A Nopa indicou que no fechamento de abril 1,19 milhão de toneladas estavam armazenadas. Em 2012, o estoque no mesmo período era de 1,25 milhão de toneladas.

No Brasil o mercado também trabalha com a possibilidade de queda no total processado. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que 34,8 milhões de toneladas sejam industrializadas durante o ciclo 2012/13, ante 37,2 milhões de toneladas registradas em 2011/12.

Retomada

38,3 milhões de toneladas de soja devem ser processadas na safra 2013/14 no Brasil, conforme a Abiove. O volume, considerado recorde, supera a queda prevista para a safra atual.

Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio