Sistema FAEP/SENAR-PR

Técnicas do Empreendedor Rural ajudam produtor a mudar de atividade e ampliar mercado

André Zamulak, de General Carneiro, migrou da avicultura de corte para postura, com o diferencial de uma produção “colonial”

A avicultura faz parte da rotina do produtor André Zamulak desde que assumiu a propriedade dos pais, em General Carneiro, na região Sul do Paraná, há 12 anos. No início, a opção foi pelo frango de corte. Porém, a atividade encontrou dificuldades por conta da ausência de abatedouros na região. “Sem uma estrutura para receber os animais, se tornou caro e não compensava”, relembra Zamulak, que permaneceu seis anos na avicultura de corte.

Com a estrutura pronta e os aviários à disposição, o produtor resolveu migrar para a avicultura de postura, com o diferencial de uma produção “colonial”, como define. “É um meio termo entre o convencional e a caipira. Os frangos comem ração, mas também têm acesso a pastagem”, explica.

A transformação na propriedade de 26 hectares contou com um fator decisivo. Zamulak utilizou os conhecimentos adquiridos ao longo do Programa Empreendedor Rural, do SENAR-PR, para subsidiar as decisões. “Fiz na mesma época que passei a assumir a propriedade. A parte de gerenciamento, projetos e viabilidade do negócio foi fundamental. Hoje sei que estou fazendo o investimento correto por conta dos conhecimentos que desenvolvi no curso”, relata o produtor, que também já fez outros cursos do SENAR-PR.

Leia  a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio