Sistema FAEP/SENAR-PR

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses

No Paraná as chuvas seguiram o mesmo padrão, com distribuição irregular e valores observados acima da média no oeste e abaixo do normal no centro e leste do Estado

 As precipitações observadas durante o mês de abril, continuaram apresentando uma distribuição muito irregular, no centro-sul do Brasil. Nas áreas mais a oeste da Região, as chuvas observadas ficaram acima da média, já nas áreas central e leste as chuvas ficaram abaixo do esperado para a época do ano. No Paraná as chuvas seguiram o mesmo padrão, com distribuição irregular e valores observados acima da média no oeste e abaixo do normal no centro e leste do Estado. A umidade no solo do centro-sul do Brasil, manteve-se ao longo do mês, com bons índices de umidade, favorecendo o bom desenvolvimento das lavouras. Nas Regiões Sudeste e Centro-oeste, as chuvas ficaram entre média e levemente abaixo do normal na maior parte da região.

As temperaturas registraram valores próximos à média histórica, no centro-sul do Brasil, porém, com dois padrões bem distintos. Na primeira quinzena de abril, as temperaturas ficaram acima da média, voltando a esfriar na segunda quinzena do mês, com valores de temperaturas observados abaixo da média. Nas demais regiões do Brasil, as temperaturas ficaram dentro da média.

O mês de abril não apresentou nenhuma mudança significativa no padrão do comportamento das temperaturas  das águas superficiais, no Oceano Pacífico Equatorial. Estas temperaturas das águas superficiais continuam com anomalias próximas à média, mantendo a tendência de neutralidade e seguindo o mesmo padrão dos últimos meses, como podemos observar na figura 01. Estas condições, aliadas a outras variáveis climatológicas, continuam indicando uma situação de neutralidade climática (nem “El Nino” e nem “La Nina”), pelo menos até o final do outono e início do inverno. Os prognósticos dos modelos climáticos globais, já sinalizam com aquecimento das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial, a partir do inverno, com tendência da volta de um novo “El Nino”, a partir da primavera deste ano. Esta tendência de aquecimento das águas superficiais, pode ser observada na seqüência das figuras 02 a 05.

Os prognósticos climáticos indicam que esta situação de “Neutralidade Climática”, ainda persiste ao longo do outono e início do inverno, sendo assim, a tendência é de que as precipitações continuem com este padrão de distribuição muito irregular, intercalando períodos com chuva acima da média com períodos maiores com pouca ou nenhuma precipitação. Os volumes de chuva podem ficar ligeiramente abaixo da média, para a região centro-sul do Brasil. Para as regiões Centro-oeste e Sudeste, as chuvas diminuem nos próximos meses, devendo ficar entre a média e ligeiramente abaixo.

Com relação às temperaturas, massas de ar mais intensas devem chegar ao Sul do Brasil no decorrer de maio, causando quedas acentuadas de temperaturas, principalmente a partir da segunda quinzena do mês. Nas demais Regiões do Brasil, as temperaturas seguem com os valores dentro da média.

Luiz Renato Lazinski

Meteorologista

INMET/MAPA

 

 

 

 

 

 

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio