Sistema FAEP/SENAR-PR

Trigo: chuvas no Norte do Paraná preocupam

Excesso de chuvas no Paraná já começa a preocupar produtores e corretores, com áreas no Norte do Estado que já iniciaram florescimento dependendo do manejo fitossanitário anterior, já que as chuvas não propiciam a realização de pulverizações (e baixam eficiência de controle). No restante do estado chuvas atrasam o plantio, ainda assim, as condições ainda são boas.
 
Para a cultura do trigo, os períodos de pré-florescimento, florescimento e enchimento de grãos não exigem grande aporte hídrico e são os períodos mais susceptíveis para a ocorrência de diversas doenças (manchas foliares, bacteriose, giberela, etc). Por isso mesmo, o excesso de umidade que vem sendo verificado nesta semana no Norte do Estado preocupa quanto à qualidade e quantidade de produto a ser colhido.
 
Informe de técnicos a campo aponta que Apucarana, Jacarezinho e Umuarama tem tido chuvas recorrentes e sem a possibilidade de trânsito de máquinas. Este cenário também eleva o custo de produção, já que há a necessidade de um maior número de pulverizações.
 
Já em Pato Branco e Dois Vizinhos o clima seco nas últimas semanas favoreceu o plantio, com as primeiras adubações nitrogenadas já sendo realizadas. Em União da Vitória o plantio encontra-se atrasado pelas chuvas.
 
Em números gerais, a Seab informou que 81% da área prevista de trigo foi semeada, equivalente a 725 mil hectares. Avanço semanal de 89 mil hectares. Quanto às condições das lavouras temos neste instante 9% em floração (espigas abertas) e 1% já em enchimento de grãos.

Fonte: AF News – 21/06/2013

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio