Sistema FAEP/SENAR-PR

Valorização da soja provoca aumento da área destinada ao grão no PR

A valorização no mercado causou aumento da área destinada à soja no Paraná, segundo maior produtor do grão do país. A produção estimada da cultura é de 16,7 milhões de toneladas em 2014. Caso a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) se confirme, haverá aumento de 5% na safra em relação à obtida em 20013.

O agricultor Zeca Zardo, que tem uma propriedade na região oeste do Estado, aproveitou o clima para plantar 700 hectares de soja. “Se continuar do jeito que está, vai nascer bonitinho. Mais uma chuva no final de semana, aí sai do chão e é só felicidade”, diz.

A soja deverá ocupar quase cinco milhões de hectares no Paraná, com aumento de 150 mil hectares em relação à safra passado. O aumento é provocado pelo preço de comercialização. A saca de 60 quilos sai por uma média de R$ 65,50 na região de Cascavel.

Já a área destinada ao milho primeira safra deverá reduzir 50 mil hectares no Paraná. A produção esperada é de cerca de seis milhões de toneladas. A redução é de 15% sobre a safra passada. O produtor o Mario Sossela irá plantar 500 hectares de soja e 240 hectares de milho. Ele diz que queria investir tudo na soja, mas precisa do milho para alimentação do rebanho de vacas que tem na fazenda.

“A opção melhor seria fazer tudo soja. Mas eu acho que pela rotação nos temos que fazer 30% no mínimo de milho para o solo ter as condições ideais para uma boa colheita para depois colher os frutos”, diz Sossela.

Nos últimos anos, o Paraná vem reduzindo a produção de milho primeira safra e investindo mais na segunda safra do grão, que ainda não tem estimativa oficial. A chamada safrinha começa a ser plantada no início de 2014.

BIOMASSA & BIOENERGIA

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio