Sistema FAEP/SENAR-PR

Vencedores do PER 2018 fazem intercâmbio técnico na Colômbia

Em viagem técnica, produtores paranaenses foram a Medellín, onde conheceram modelos inovadores de produção

A Colômbia está de portas abertas para o desenvolvimento. O país vizinho assumiu lugar de destaque no cenário econômico da América Latina e, nos últimos anos, tornou-se território fértil de oportunidades para novos negócios, por meio de políticas públicas e outras iniciativas que fomentam o empreendedorismo. Esse foi o fio condutor que permeou a viagem técnica do Programa Empreendedor Rural (PER) 2018, criado em 2003, em uma parceria entre Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR e a PER Fetaep. Anualmente, o Programa premia os três melhores projetos, sendo que os autores participam da viagem técnica.

Neste território de perspectivas promissoras, os vencedores do PER 2018 tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas produtivos e aspectos inovadores da agricultura colombiana. Entre os dias 23 e 30 de agosto, o grupo realizou visitas a propriedades rurais e agroindústrias locais para conhecer as iniciativas empreendedoras do país.

Na viagem, estavam presentes os irmãos André e Adriano Facin, de Céu Azul, na região Oeste, cujo projeto “Melhoria nos custos de produção da atividade de frango de corte” conquistou o primeiro lugar no concurso 2018. Outra dupla de irmãos, Criz Renê Zanovello e Roni Clei Zanovello, de Guarapuava, no Centro-Sul, levou medalha de prata, com o projeto “Desenvolvimento de um sistem a integrado de produção agropecuária aplicado ao Sítio Zanovello”. A presença feminina ficou por conta da jovem Aline Borges, de Rondon, no Noroeste, que desenvolveu o projeto “Produzir batata-doce irrigada – Realizando um sonho em família”, conquistando o terceiro lugar na premiação. O grupo foi acompanhado pelo supervisor do SENAR-PR da regional de Matelândia, Francisco Pelição.

“A viagem foi excelente e atendeu a expectativa de todos, principalmente pela história de inovação da Colômbia. O país tem muitas expectativas e há muitos jovens empreendedores, então foi um exemplo para o grupo. Eles viram que existe oportunidade para pequenos negócios e alternativas para a produção”, destacou o supervisor.

Roteiro

O principal destino do grupo foi Medellín, cidade que, em 2013, recebeu o título de mais inovadora do mundo e é reconhecida por promover ações criativas e sustentáveis. O grupo conheceu a propriedade Aura, que possui cultivo de hortaliças em sistema hidropônico. Com a proposta de agricultura urbana, a propriedade incentiva a utilização dos espaços da cidade para a produção agrícola sem uso de agroquímicos.

“Eles alugaram um lote dentro da cidade para praticar hidroponia porque precisam buscar alternativas e outras formas de cultivo pela falta de espaço. Isso nos mostrou que sempre vai ter um jeito, uma oportunidade”, apontou André Facin.

Na sequência da programação, o grupo conheceu dois projetos de agroecologia, SiembraViva e Orellanas Luna, que incentivam a agricultura local e valorizam o papel do pequeno agricultor. Na SiembraViva, além da inserção de campesinos na agricultura sustentável, os produtos são vendidos diretamente aos consumidores. O projeto Orellanas Luna é focado na produção de cogumelos e na inserção de atividades agrícolas em reservas naturais, de modo ecológico.

Ainda, o grupo conheceu o projeto Pomario, que produz hortaliças orgânicas e brotos comestíveis para o setor gastronômico de Medellín. Com isso, os restaurantes recebem produtos frescos e prontos para o consumo, reduzindo o desperdício. A iniciativa chamou a atenção de Roni Clei Zanovello, que já está com ideias para implantar algo semelhante em sua propriedade.

“É muito interessante como eles fazem a comercialização direta com o consumidor. Os chefes de cozinha e os produtores se juntam, tem apresentação dos produtos e degustação, para depois fazer a negociação. É algo que quero trazer para a propriedade, comercializar diretamente com restaurantes. Assim se entrega um produto de melhor qualidade e o produtor recebe um preço melhor”, destacou.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio