Sistema FAEP/SENAR-PR

‘Visto americano’ abre mercado para carne brasileira na Ásia

Expectativa é da abertura de novos mercados e investimentos na agricultura e pecuária por parte dos países do continente

Não por acaso os asiáticos são vistos como uma potência para o mercado de carnes. Donos de 28% do consumo mundial de aves e 20% de bovinos, eles têm sido compradores importantes do Brasil. A tendência é que a recente missão do governo federal na Ásia, amparada pela abertura dos EUA ao boi in natura, acelere os negócios com o continente.

“O passaporte americano [da carne brasileira] age em todos os mercados que têm respeito pelos padrões [sanitários] dos EUA”, afirma o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. Além de colaborar no envio de proteína animal para países vizinhos, como Canadá e México, ter uma aprovação americana, consolidada em agosto deste ano, também gera um efeito “transversal”.

O executivo acompanhou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na viagem a países asiáticos realizada neste mês. Segundo avaliação do Mapa, a missão poderá render de US$ 1,5 a US$ 2 bilhões para o Brasil, entre novos mercados e investimentos na agricultura e pecuária.

De acordo com ministério, hoje, a Ásia conta com 51% da população mundial. “Em 2030, o continente terá uma classe média de 3,2 bilhões de pessoas”, enfatizou Maggi, no intuito de posicionar o Brasil enquanto parceiro na garantia de segurança alimentar. Novamente, o ministro reforçou a intenção de expandir a participação do País no comércio global de produtos agropecuários, de 6,9% para 10%

Responsável por promover as cadeias de aves, suínos e ovos durante a viagem, o vice-presidente e diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, avalia a missão toda como exitosa e destacou o estabelecimento de datas nas negociações com a Coreia para abertura à importação do suíno proveniente do estado de Santa Catarina. “Até novembro haverá a aprovação legislativa do governo coreano, depois disso vem a última etapa, de visita a frigoríficos daqui”, explica Santin.

O status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação fez com que as agropecuárias catarinenses saíssem na frente. Segundo o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, das sete mil toneladas de carne de frango embarcadas pelo Brasil à Coreia, 10% saem da companhia, que está na fila para enviar suínos ao país. “Esperamos que em março do ano que vem aconteçam os primeiros embarques. Se exportarmos 100 toneladas por mês será muito bom”, projeta o executivo da cooperativa.

O presidente da Abiec adiantou que já existe uma nova missão da pasta aprovada, desta vez para Rússia, Armênia e Japão, na qual representantes do bovino também estarão presentes. A viagem será encabeçada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki.

Fonte: DCI

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio