Sistema FAEP/SENAR-PR

Vocação para o sucesso

Agroindústria paranaense acumula bons resultados agregando valor à produção, conquista mercados e irradia riqueza para o interior do Estado

Unidade de Aves 2 022__Basta uma rápida olhada na balança comercial paranaense para constatar a importância da agroindústria na economia do Estado. Na comparação entre 2012 e 2013, dos sete principais produtos exportados, seis têm sua origem no agronegócio. Neste ranking, onde a primeira colocada é a soja em grão, o único corpo estranho é a indústria de automóveis (em 6º lugar), o restante são produtos agroindustriais, como carne de frango, farelo de soja, açúcar, cereais e óleo de soja.

Além de responder por uma fatia expressiva da nossa economia, o setor agroindustrial mostra uma face moderna do agronegócio brasileiro, que deixa de lado a vocação de mero produtor de commodities para agregar valor à sua produção dentro de casa. Empresas e cooperativas conseguem dar um show de produtividade em um cenário de burocracia tributária e infraestrutura deficiente, com resultados de crescimento de até 20% ao ano.

Leia a matéria completa clicando aqui

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio