Sistema FAEP/SENAR-PR

Agricultores pedem ajuda para o trigo

Cornélio Procópio – O Sindicato Rural de Santa Mariana e a Prefeitura da cidade encaminharam um documento a políticos da região e do Estado, pedindo medidas para ajudar os produtores de trigo. “Queremos que eles encontrem um caminho para pagar o trigo colhido, ou que deem prioridade para o trigo nacional”, ressalta o presidente do sindicato, Anselmo José Bernardelli.

Segundo o sindicato, a região de Cornélio, uma das maiores produtoras do País nessa cultura, colheu cerca de 2,6 toneladas este ano – uma safra considerada excelente – mas não havia compradores suficiente. “Os moinhos estão abastecidos com grãos argentinos, que chegam mais barato ao Brasil. Muitos produtores da região tiveram que vender em leilões do governo a preços baixos, que não dá para cobrir os custos. Sem dinheiro, estamos sofrendo para quitar dívidas e manter a propriedade”, diz.

Bernardelli ressalta que com o atraso no plantio da soja, em função da estiagem, muitos agricultores não conseguirão plantar milho para a safra de inverno 2016, uma vez que a semeadura deve ocorrer até 20 de março. “Nesta época estaremos colhendo a soja plantada agora. Por isso, não nos restará alternativa a não ser plantar trigo ano que vem, mas se esta política continuar, o que veremos em breve é o fim do cultivo de trigo na região, o que pode comprometer a economia local”, alerta.

Fonte: Folha de Londrina

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio