Sistema FAEP/SENAR-PR

Biblioteca Virtual do Sistema FAEP/SENAR-PR reúne mais de 100 títulos gratuitos

Materiais ampliam difusão do conhecimento, por meio da disponibilização gratuita de cartilhas de cursos e materiais de orientação

O Sistema FAEP/SENAR-PR segue ampliando o acervo da sua Biblioteca Virtual, ultrapassando a marca de 100 títulos disponíveis. O espaço online disponibiliza cartilhas e materiais de orientação a produtores e trabalhadores rurais, profissionais da área, estudantes e demais públicos envolvidos com o setor agropecuário. O acesso às publicações é totalmente gratuito. Se preferir, você pode clicar no banner Biblioteca Virtual no site do Sistema FAEP/SENAR-PR ou no aplicativo da entidade, que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store ou na Play Store.

A Biblioteca Virtual do SENAR-PR possui 15 seções, divididas pelas seguintes áreas: “Agrícola”, “Agrinho”, “Aplicação de agrotóxicos”, “Cana-de-açúcar”, “Eletricista”, “Fruticultura”, “Fumicultura”, “Gestão rural”, “Institucional”, “Mecanização”, “Meio ambiente”, “Olericultura”, “Pecuárias”, “Segurança no trabalho” e “Silvicultura”.

Cada seção reúne cartilhas de treinamentos ofertados pelo SENAR-PR, como forma de ampliar a disseminação do conhecimento na ponta e difundir o acesso à informação, contribuindo para a qualificação dos produtores e trabalhadores rurais do Paraná.

O SENAR-PR leva desenvolvimento e qualidade de vida ao setor rural por meio de suas capacitações, reconhecidas nacionalmente pela excelência. Além de democratizar o acesso ao conhecimento, o compartilhamento gratuito destes materiais didáticos tem um forte papel de sensibilização, despertando o interesse dos produtores e trabalhadores rurais a procurarem nossos cursos, que oferecem uma formação completa e detalhada.

Débora Grimm, diretora técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR

Todas as cartilhas de cursos estão catalogadas na Biblioteca Nacional e possuem ISBN (International Standard Book Number), que, em uma tradução livre, significa Padrão Internacional de Numeração de Livro. Esse sistema internacional padronizado de identificação de livros permite que cada obra tenha um único número de acordo com o título, país, autor, editora e até mesmo edição. Além disso, esse código possibilita que as cartilhas do SENAR-PR sejam identificadas em qualquer lugar do mundo.

Futuramente, outras cartilhas de cursos serão adicionadas ao acervo da Biblioteca Virtual.

Cartilhas de orientação

Além dos materiais didáticos dos cursos do SENAR-PR, a Biblioteca Virtual também conta com publicações que orientam o produtor rural em relação a temas específicos do setor, como segurança rural, energia solar, fitossanidade e meio ambiente, entre outros. No total, estão disponíveis 25 materiais de orientação.

A cartilha “Energia solar fotovoltaica”, que pode ser encontrada na seção “Institucional”, por exemplo, é um guia sobre o uso de energias renováveis no setor agropecuário, destacando o potencial do Paraná. Outro material que pode ser acessado no site, na seção “Agrícola”, é a cartilha “Eliminação do milho voluntário”, que traz orientações sobre como eliminar das lavouras o milho voluntário – plantas que nascem sem serem semeadas, também chamadas de guaxo ou tiguera.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio