Sistema FAEP/SENAR-PR
Bombeiros uniformizados com capacetes de costas para a câmera, prestando atenção na explicação de alguém que não aparece na imagem

Cartilha reúne cursos em segurança no trabalho do SENAR-PR

Material congrega informações sobre os treinamentos na área. Todas as capacitações são gratuitas e com certificado

Produtores e trabalhadores rurais do Paraná agora contam com um guia que reúne dados de todos os cursos na área de segurança no trabalho disponibilizados pelo SENAR-PR. O material compila informações sobre os 15 treinamentos alinhados com a regulamentação de cada tema, desde como manusear corretamente materiais inflamáveis e prevenir incêndios até maneiras de proceder em espaços confinados, trabalho em altura e primeiros socorros. Os cursos do SENAR-PR são gratuitos e com certificado, reconhecidos pelo mercado pela qualidade prática dos conteúdos.

Na versão impressa, cada descrição de curso é acompanhada de um QR Code, que leva para a seção de cursos do site do Sistema FAEP/SENAR-PR, no qual os interessados podem aprofundar a pesquisa, verificar onde será realizado o curso mais próximo e efetivar a inscrição. Ainda, os cursos do SENAR-PR podem ser solicitados via sindicato rural. Para isso, o produtor rural precisa procurar a entidade mais próxima e verificar a disponibilidade.

O tema segurança no trabalho surgiu dentro das formações do SENAR-PR em 2002, quando houve a primeira oferta de curso. Na época, o objetivo era capacitar membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR). De lá para cá, novos títulos foram sendo incluídos no catálogo e abertos ao público geral.

Ao longo dos anos, temos nos mantido vigilantes em relação aos aprimoramentos em legislações e normas que regem a segurança do trabalho. Hoje, temos 15 títulos disponíveis, com procura crescente ano após ano.

Débora Grimm, diretora-técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR

Em 2012, foram 108 cursos na área. Já no ano passado, o número saltou para 749, aumento de quase 600% em 10 anos.

Cursos de segurança no trabalho

O material possui oito cursos com base em Norma Regulamentadora (NR). A NR 20, por exemplo, tem dois cursos: “Inflamáveis e Combustíveis (Básico)” e “Inflamáveis e Combustíveis (Intermediário)”. Já a NR 33 contempla cinco títulos: “Espaço Confinado (Trabalhador e Vigia)”, “Espaço Confinado – Equipe de Emergência e Salvamento”, “Espaço Confinado – Supervisores”, “Espaço Confinado – Supervisores”, e “Espaço Confinado – Atualização”. A NR 35, por sua vez, embasa os cursos “Trabalho em altura” e “Trabalho em Altura – Agroindústria”.

Também há duas formações envolvendo as Normas de Procedimentos Técnicos (NPT). A NPT 17 deu origem aos cursos “Brigada de Incêndio” e “Brigada de Incêndio (Avançado)”.

A lista de treinamentos na área de segurança no trabalho ainda conta com “Primeiros Socorros”, “Segurança no Trabalho em Altura Florestal”, “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais” e “Prevenção e Combate aos Incêndios no Meio Rural”.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio