Sistema FAEP/SENAR-PR

Clima: Sul tem geadas com mínimas abaixo de zero e danos no milho e trigo

Frio continua neste início de semana

Conforme previsto, o frio foi intenso no final de semana em diversas áreas do Sul do país. Diversas cidades dos três estados da região tiveram mínimas abaixo de zero e geadas foram registradas em áreas produtoras de milho e trigo, inclusive, com relatos de danos pontuais em algumas regiões produtivas. As mínimas ainda devem seguir baixas nesta segunda-feira (27).

De acordo com medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das dez cidades com as menores mínimas em todo o Brasil ontem (26), todas são da região Sul. As cinco primeiras são: São Joaquim (SC): -3,7°C, General Carneiro (PR): -3,0°C, Bom Jesus (RS): -2,8°C, São José dos Ausentes (RS): -2,7°C e Rancho Queimado (SC): -2,0°C.

O último domingo pode ser considerado, segundo a Climatempo, um dos mais frios do ano no Sul do país. A cidade de Urupema (SC) registrou -5,4°C. “Temperaturas abaixo de 0°C foram registradas em várias regiões dos três estados, o que permitiu a ocorrência de geada em amplas áreas, e até com forte intensidade em todos os estados”, explica.

Imagens feitas por produtores no final de semana mostram que lavouras de milho e trigo foram atingidas por geadas. Produtores devem continuar atentos porque o frio deve continuar sobre o Sul. “A Região Sul do Brasil continua gelada nesta segunda-feira, 27 de agosto, tendo um dia típico de inverno, com muito sol e ar bastante seco”, diz a empresa meteorológica.

As temperaturas podem continuar abaixo de zero e geadas voltam a se formar em várias áreas dos três estados neste início de semana, mas a condição vai se amenizando. “O afastamento do centro da massa de frio facilita o aquecimento do ar. Assim, a temperatura na tarde da segunda-feira, 27, já se eleva muito mais do que no domingo e a madrugada da terça-feira, 28, já não terá frio congelante”.

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia adiantado ao Notícias Agrícolas a possibilidade de geadas em áreas do Sul com o avanço da massa de ar frio. O fenômeno, inclusive, adentra o país, aumentando a pressão e trazendo condição de declínio da temperatura para o centro-sul do Mato Grosso e de Goiás e áreas do Sudeste.

Depois do frio, uma nova frente fria deve avançar já na quarta-feira (28) sobre o Sul e deve voltar a chover no Rio Grande do Sul. A semana termina com pancadas de chuva em grande parte da região, segundo a Climatempo. Ainda nesta segunda-feira, segundo o Inmet, baixa umidade deve ser registrada na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O Espírito Santo deve ter declínio de temperatura.

Fonte: Notícias Agrícolas

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio