Sistema FAEP/SENAR-PR

Com colheita na reta final, PR inicia plantio de trigo

Dos 4,9 milhões de hectares cultivados com soja no estado, 86% foram colhidos até domingo (30), totalizando 4,2 milhões de hectares

A colheita da safra de verão segue a todo o vapor no Paraná, ao mesmo tempo em que o plantio de trigo dá os primeiros passos, mostra relatório divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) nesta terça-feira (01).

Dos 4,9 milhões de hectares cultivados com soja no estado, 86% foram colhidos até domingo (30), totalizando 4,2 milhões de hectares. O índice configura avanço de 7 pontos porcentuais em relação à semana anterior, encerrada em no dia 24/03. Cerca de 64% das lavouras apresentam condição boa, valor bem abaixo do registrado no mesmo período de 2013, de 85%. A queda na qualidade reflete os problemas da escassez de chuvas ocorrida no estado durante o verão, na fase crucial de desenvolvimento das plantas.

No caso do milho o avanço foi ainda mais rápido (10 pontos porcentuais) e 73% das áreas já foram colhidas até o dia 30/03 (487 mil hectares). No caso da safrinha (segunda safra) o plantio entra na reta final, e chega a 99% da área total (1,9 milhão de hectares).

O relatório do Deral também mostra que o estado deu a largada para o plantio do trigo, com 1% das áreas plantadas. A expectativa é de que o estado amplie em 23% a área dedicada ao cereal, ultrapassando a barreira de 1,2 milhão de hectares.

Fonte: Gazeta do Povo – 02/04/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio