Sistema FAEP/SENAR-PR

Comissão Técnica de Aquicultura da FAEP debate desafios para evolução da cadeia

Altos custo de produção, insegurança jurídica, ameaças de mercado e dificuldades na liberação de outorgas são preocupações dos piscicultores paranaenses

Os crescentes custos de produção, a insegurança jurídica, as exigências de mercado e o impasse na liberação de outorgas de água pelo poder público são algumas das preocupações da cadeia produtiva do peixe no Paraná. As questões foram levantadas durante reunião da Comissão Técnica (CT) de Aquicultura da FAEP, realizada nesta segunda-feira (6) via videoconferência. Participaram do debate representantes das principais regiões produtoras do pescado no Estado, além de técnicos da FAEP e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O presidente da CT de Aquicultura, Edmilson Jose Zabott, lembrou que o Paraná é o líder do ranking de produtores de tilápia do Brasil. Das 408,35 mil toneladas produzidas em 2022, os paranaenses responderam por 161,15 mil toneladas (quase 40% de toda a produção nacional), conforme Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, a cadeia ainda enfrenta desafios para enfrentar seus gargalos, principalmente quando envolve o poder público.

A piscicultura vem se tornando cada vez mais importante para o agronegócio. Mas como ainda é uma cadeia nova, tem muitos desafios para poder seguir com boas taxas de crescimento e ampliação das oportunidades. Uma das principais questões é que a produção de peixes seja olhada com o valor que realmente tem, de alta relevância na geração de emprego e renda para nosso país.

Edmilson Jose Zabott, presidente da CT de Aquicultura da FAEP

Negociações políticas

A assessora técnica da CNA Larissa Mouro trouxe atualizações sobre as principais linhas de debate a respeito da piscicultura a nível federal. Segundo a especialista, há agendas constantes com parlamentares e membros do Poder Executivo para levar as pautas do setor e contribuir com a construção de políticas públicas assertivas.

Temos trânsito com diferentes entidades e qualquer coisa importante proposta em temas sensíveis estamos a par das movimentações e prontos para intervir.

Larissa Mouro, assessora técnica da CNA

De acordo com Fábio Mezzadri, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) da FAEP, entre as medidas de maior preocupação a serem tratadas no âmbito estadual estão pontos relacionados à outorga de água, descontos na tarifa de energia elétrica, regularização para obtenção de acesso a crédito e regulamentação sanitária para evitar a possível importação de pescados. Esses temas serão encaminhamentos pela FAEP aos diferentes órgãos públicos estaduais.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio