Sistema FAEP/SENAR-PR

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses

O mês de janeiro apresentou chuvas abaixo da média histórica em todo o centro-sul do Brasil, com exceção do centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as precipitações ficaram ligeiramente acima da média. Seguindo o padrão de dezembro passado, as chuvas também apresentaram uma irregularidade muito grande na sua distribuição, intercalando períodos curtos de muita chuva com períodos maiores, de até 15 dias ou mais, sem precipitação. 

Os baixos volumes observados e a irregularidade das chuvas, ocasionaram uma diminuição da umidade no solo e consequente deficiência hídrica em boa parte dos solos da Região Sul. Nas regiões Sudeste e Centro-oeste, as chuvas também ficaram abaixo da média ao sul destas regiões, nas demais áreas os valores observados ficaram dentro do esperado para a época do ano. Nas áreas produtoras de grãos do Nordeste, a estação das chuvas também vem mantendo os volumes normais, favorecendo o bom desenvolvimento das lavouras na maior parte das regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste.

As temperaturas mantiveram-se entre a média e ligeiramente abaixo da média em janeiro, em todo estado do Paraná e centro-sul do Brasil, comportamento muito diferente de dezembro passado, onde observamos temperaturas muito acima da média histórica para a época do ano. Nas Regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste as temperaturas mantiveram-se dentro dos valores normais.

As anomalias das temperaturas superficiais da água do mar, no Oceano Pacífico Equatorial, durante o mês de janeiro, continuam refletindo as condições de "Neutralidade Climática". Na maior parte da região central do Pacífico foram observadas temperaturas das águas superficiais entre a média e levemente abaixo da média, mantendo o mesmo padrão do mês anterior. As anomalias negativas, estão sendo observadas nas áreas mais a leste, próximas à costa da América do Sul, conforme podemos observar na figura 01. Estas condições observadas, aliadas a outras variáveis climatológicas, continuam indicando uma situação de neutralidade climática (nem "El Nino" e nem "La Nina"). Os prognósticos dos modelos climáticos globais, continuam mantendo a tendência do último mês, ou seja, a continuidade de uma situação de neutralidade no decorrer dos próximos meses, conforme podemos observar nas figuras de 02 a 05.

Para os próximos meses, os modelos de prognóstico climáticos, continuam com tendência de precipitações com volumes ligeiramente abaixo da média para região centro-sul do Brasil, porém, vale ressaltar que estas precipitações devem continuar seguindo o mesmo padrão de janeiro, apresentando uma distribuição irregular, intercalando períodos curtos com muita chuva com períodos mais longos com pouca ou nenhuma precipitação, devido a continuidade de uma situação de neutralidade climática. Para as regiões Centro-oeste, Sudeste e áreas produtivas do Nordeste, as chuvas  devem continuar seguindo este padrão normal, com chuvas bem distribuídas e dentro da média, na maior parte destas regiões.

 Com relação às temperaturas, os prognósticos indicam que devemos continuar observando temperaturas levemente abaixo da média no centro-sul do Brasil e as massas de ar mais frias, devem chegar a partir de abril em diante. Nas outras regiões, as temperaturas devem se comportar dentro da normalidade para a época do ano.

 

Luiz Renato Lazinski

Meteorologista

INMET/MAPA

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio