Sistema FAEP/SENAR-PR

Déficit de armazenagem do Brasil passa de 50 milhões de toneladas

A falta de infraestrutura logística do Brasil tem causado um prejuízo de, aproximadamente, R$ 9,056 bilhões por ano para o agronegócio brasileiro e esse número cresce 6% anualmente

A falta de infraestrutura logística do Brasil tem causado um prejuízo de, aproximadamente, R$ 9,056 bilhões por ano para o agronegócio brasileiro e esse número cresce 6% anualmente. As informações são de um estudo feito pela Farsul (Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), segundo o economista da entidade, Antônio da Luz.

Apesar de perdas expressivas causadas por adversidades climáticas na safra 2013/14 de grãos do Brasil, ainda assim o volume colhido será bastante expressivo e maior 0,7% em relação à temporada anterior.

Esse ganho na produção, entretanto, esbarra, em mais uma safra, na ineficiente e insuficiente infraestrutura logística do país, que engloba todo o processo de armazenagem, circulação e distribuição dos produtos. De acordo com lideranças do setor especializadas nesse período de pós colheita, a estrutura brasileira é defasada e não atende mais a capacidade de produção do produtor nacional.

De acordo com o último levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), os produtores brasileiros deverão colher cerca de 188,7 milhões de toneladas de grãos. Porém, atualmente, a capacidade de armazenagem do Brasil é de 140 milhões de toneladas, o que causa, portanto, um déficit de quase 50 milhões de toneladas.

Entretanto, como explicou Irineu Lorini, presidente da Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) o país deve ter de 20 a 25% a mais de capacidade armazenadora do que a sua produção para que possa conseguir deslocar e transportar sua safra de forma adequada e que não reduza a rentabilidade do produtor. “E nos Estados Unidos, por exemplo, eles têm uma capacidade além da sua produção muito maior do que isso”, completa.

Leia a matéria completa, clique aqui 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio