Sistema FAEP/SENAR-PR

Deputado destaca a 12ª edição do programa Empreendedor Rural

Premiação acontece nesta sexta-feira (4)

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade nesta terça-feira (1º), requerimento do deputado Nereu Moura, líder da bancada do PMDB, destacando o programa Empreendedor Rural. O evento, criado pelo sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o SEBRAE/PR, chega este ano a 12ª edição, que acontece nessa sexta-feira (4), no Expotrade de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

O Empreendedor Rural aborda e trabalha a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. “Ele estimula o debate e a formação de lideranças”, destaca Nereu Moura. O deputado lembra ainda que a iniciativa ensina a calcular os custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, “como se fossem verdadeiras empresas”, disse.

Panorama
Aproximadamente 4,5 mil produtores e líderes rurais são esperados para o evento no próximo final de semana. Entre as atividades está a premiação de 10 trabalhos classificados pelo programa, criado em 2003.

O Empreendedor Rural possibilita aos participantes uma visão mais clara de seu papel na sociedade brasileira, “para que ele possa melhorar a sua qualidade de vida e de sua família”, afirma o parlamentar. O participante necessita compreender as inter-relações entre sua atividade e os demais setores da economia e o que a sociedade espera dele, completa Nereu Moura.

O programa reúne pessoas ligadas ao meio rural, proprietários ou arrendatários de terras, parceiros, suas famílias, trabalhadores rurais, prestadores de serviço para o meio rural e outras pessoas cujas atividades econômicas mantêm vínculo com o setor rural.

Progressão
Em 2007 a iniciativa desencadeou um processo de expansão nacional e atualmente está presente em 14 estados brasileiros. Desde o início do programa no Paraná, há 12 anos, foram 1.134 turmas totalizando 28 mil participantes. “Somente em 2015 foram 48 turmas com a participação de 960 produtores rurais”, ressalta o deputado.

Com foco no Planejamento Estratégico, a partir de 2012, o SENAR-PR passou a oferecer também o programa na modalidade Educação à Distância (EaD) – o Empreendedor à Distância. A iniciativa permitiu a realização concomitantemente das Olimpíadas de Matemática e Português, cuja competição tem como meta criar o hábito de estudar de uma forma diferente e trazer um novo estímulo para os jovens aprofundarem seus conhecimentos.

Esse ano, os organizadores do programa e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsaIq/USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criaram um curso específico para os participantes. Ao final do treinamento, o produtor e/ou trabalhador rural pode desenvolver atividades inovadoras nas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para o sucesso.

Os melhores trabalhos serão conhecidos domingo, durante a confraternização de encerramento em Curitiba. O prêmio aos vencedores é uma viagem.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • 00655
  • 00654
  • 00653
  • 00652
  • 00651
  • Evento Líderes Rurais. 01/12/2023 Foto: Brunno Covello
  • 00650
  • Evento Líderes Rurais. 01/12/2023 Foto: Brunno Covello
  • Evento Líderes Rurais. 01/12/2023 Foto: Brunno Covello

Boletim no Rádio