Sistema FAEP/SENAR-PR

Desvalorização do Real pode elevar custo de sementes e fertilizantes de soja

Os produtores rurais deverão sentir os impactos da desvalorização do Real quando forem adquirir sementes e fertilizantes para as plantações de soja deste verão. A valorização superior a 20% dos produtos foi alertada pelos próprios investidores. A semente que chegou a ser comercializada por R$ 115, por hectare, em 2012, está sendo vendida a R$ 140, neste ano, em cidades do Paraná.

O diretor de Negócios da DuPont Pioneer, Dantas Carneiro Jr., aponta quais foram os principais fatores que elevaram em até 21,7% a compra de fertilizantes e sementes de soja.

“O principal fator foi a desvalorização do Real. No caso dos fertilizantes, a maior parte é composta de insumos importados. No tocante a sementes de soja, o principal fator foi o aumento dos preços no mercado mundial e também o cambio. A maior parte dos custos de sementes de soja, se referem ao pagamento dos agricultores que produzem essa semente para as empresas. Com o aumento dos preços da soja o impacto é direto nos custos de sementes”, explica.

No entanto, Dantas Carneiro Jr. acredita que o cenário não irá registrar dados negativos para o cultivo do grão.
“Acreditamos que não haverá um impacto negativo na produção de soja em 2014. Porque os preços de soja no mercado também mudaram bastante tanto devido aos bons preços no mercado internacional quanto devido ao impacto do cambio”, salienta.

Conforme o Departamento de Economia Rural (DERAL), o plantio de soja atingiu 59,0% dos 4,87 milhões de hectares esperados para o ciclo 2013/2014 no Paraná.

Fonte: Biomassa&Energia – 06/11/2013

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio