Sistema FAEP/SENAR-PR

Diretoria da FAEP toma posse para Gestão 2024/27

Ágide Meneguette e outros 30 integrantes vão comandar a entidade nos próximos três anos, com o desafio de fortalecer a representatividade do sistema sindical rural

A diretoria comandada pelo presidente Ágide Meneguette tomou posse, nesta segunda-feira (11), para comandar a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) no triênio 2024/27. Meneguette e outros 30 integrantes foram eleitos no dia 29 de janeiro, no pleito realizado durante a Assembleia Geral 2024. O mandato segue até março de 2027.

Além de dezenas de lideranças rurais do Paraná estiveram presentes o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros; a deputada estadual Maria Victoria; e a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti. A ministra Morgana de Almeida Richa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e o desembargador Célio Horst Waldraff, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região (TRT9), também prestigiaram a cerimônia de posse da diretoria da FAEP.

Ao longo dos próximos três anos, Meneguette pretende, entre outras frentes de atuação, fortalecer ainda mais a representatividade do sistema sindical rural no Paraná, em prol da defesa dos interesses dos milhares de agricultores e pecuaristas.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

“Vamos ter anos com problemas difíceis, o que nos obriga a fortalecer nosso sistema sindical rural. Nos últimos episódios, como taxação do agro, fornecimento de energia elétrica pela Copel, demarcação de terras indígenas em Guaíra e importação da tilápia do Vietnã, entre outros, a união dos produtores rurais, sindicatos rurais e FAEP permitiu atingir bons resultados”, destacou Meneguette, no discurso de posse. “Precisamos continuar capacitando nossos líderes rurais e fortalecendo o setor, principalmente no interior, para defender os interesses dos produtores rurais”, complementou.

Diante deste desafio, dois novos programas foram desenvolvidos pela FAEP: LíderS e Sindicato Protagonista.  O primeiro, inclusive, já realizou duas turmas-piloto, na primeira semana de março, com dirigentes e colaboradores dos sindicatos rurais de Ivaí, Cidade Gaúcha, Ipiranga, Manoel Ribas, Apucarana e Pinhão. Ao longo de dois dias, os participantes puderam desenvolver a capacidade de liderança, a partir de ensinamentos que abordaram estratégias para a comunicação eficaz, habilidades de negociação e técnicas para motivar o envolvimento coletivo.

Já o Sindicato Protagonista, proposto pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), tem o propósito de desenvolver novos líderes no campo e tornar ainda mais significativo o protagonismo destas entidades em suas comunidades. Apesar de recente, diversos sindicatos rurais já aderiram ao programa.

Evento

O evento de posse da diretoria ocorreu em um hotel de Curitiba, com a presença de dezenas de presidentes e diretores dos sindicatos rurais do Paraná, da ministra Morgana de Almeida Richa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e do desembargador Célio Horst Waldraff, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região (TRT9).

A ministra Morgana de Almeida Richa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

“O agro representa um dos pilares da nossa economia. Representa 24,8% do PIB brasileiro e perto de 40% do PIB paranaense. A exportação do setor, em 2023, alcançou os melhores resultados da história do Estado, com aumento de 40% no volume e gerando US$ 19,4 bilhões”, destacou Morgana. “É preciso reconhecer que os desafios não são poucos. O mundo mudou. Estamos no século 21, diante de novas tecnologias, superação de modelos e incremento de outros, que ainda não sabemos como vamos operar”, acrescentou.

O desembargador Célio Horst Waldraff, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região (TRT9)

“Um dos pontos que ressalto é o da proteção. O Direito do Trabalho protege. Existe um outro papel protetivo que o direito do trabalho precisa desempenhar é a proteção do bom empregador, dos geradores de postos de trabalho. Não estou defendendo o mau empregador, aquele que sistemática e estrategicamente descumpre a legislação. Mas defendo ardorosamente o bom empregador, o bom empresário e a boa empresa, porque são o único mecanismo para a geração de empregos”, enfatizou Waldraff.

Ainda, o advogado Cristiano Zaranza realizou uma palestra sobre a legislação trabalhista e as recentes alterações das regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que afetam os produtores rurais.

Diretoria

Presidente: Ágide Meneguette

Vice-Presidente: Guerino Guandalini           

Vice-Presidente: Francisco Carlos do Nascimento

Vice-Presidente: Oradi Francisco Caldato

Vice-Presidente: Lisiane Rocha Czech

Vice-Presidente: Ágide Eduardo Perin Meneguette

Vice-Presidente: Nelson Gafuri

Diretor Secretário: Livaldo Gemin

2º Diretor Secretário: Ivo Pierin Júnior

Diretor Financeiro: Paulo José Buso Júnior

2º Diretor Financeiro: Mar Sakashita

Suplentes

Ivonir Lodi                  

Fernando Volpato Marques

Edmilson Roberto Rickli

Gustavo Ribas Netto              

Edson Dornellas                    

Celso Stedile

Gayza Maria de Paula Iacono           

Ricardo de Aguiar Wolter                 

Eliseu Fernado Telli               

José Mendonça

Paulo Ricardo da Nova                      

Conselho Fiscal

Efetivos

Sebastião Olimpio Santaroza

Aristeu Kazuyuki Sakamoto

Walter Ferreira Lima

Suplentes

Braz Reberte Pedrini

Marco Antonio Esquicato

Luiz Andre Boraneli

Delegados Representantes

Ágide Meneguette

Rodolpho Luiz Werneck Botelho

Cezar Augusto Massaretto Bronzel

Eduardo Medeiros Gomes

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

6 comentários

  • Parabéns a nova diretoria que vai ter um grande desafio pela frente, diante das politicas que vem se apresentando no Agro Brasileiro. Que Deus ilumine a todos.

  • Desejo sucesso e prosperidade nesse novo período de gestão. Gostaria muito de conversar com o Dr. Ágide. Em 2017 trabalhei no Senar.

  • Senhor Presidente
    Dr.Ágide Meneghette

    Meus cumprimentos a todos, nova diretoria ,que tão bem vem nos representa ao longo do tempo, com muita competência e profissionalismo.
    Testemunho que sou e afirmo dizer : A MELHOR FEDERAÇÃO DO BRASIL.
    Parabéns a todos

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio