Sistema FAEP/SENAR-PR

Em edição recorde, premiação do Agrinho reúne mais de 4 mil alunos e professores do Paraná

Programa teve mais de 1 milhão de trabalhos inscritos e distribuiu mais de 1,9 mil prêmios. Iniciativa é a maior ação de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR

Mais de 4 mil pessoas – entre alunos, professores, pais e autoridades – de todos as regiões do Paraná participam, na manhã desta segunda-feira (30), do encerramento da edição 2023 do Programa Agrinho. A iniciativa, maior ação de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, chegou à sua 28ª edição com recordes de participação. Mais de 1 milhão de trabalhos foram inscritos, dos quais 1.956 foram premiados. O evento de encerramento foi realizado no ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Esta edição foi realizada sob o tema “Ações que transformam o mundo”. A escolha foi baseada nos pilares do ESG (sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa). Além das tradicionais categorias Desenho, Redação, Experiência Pedagógica, Escola Agrinho e Município Agrinho, o evento incluiu modalidades realizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed): Redação Paraná, Robótica, Programação e Colégios Agrícolas (esse último uma novidade da edição 2023).

Confira as fotos da premiação do Agrinho 2023:

_O1A6501

Em seu discurso, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou que o aquecimento global foi um dos fenômenos que motivou a escolha da ESG como temática central desta edição. O líder do setor agropecuário paranaense apontou que, ao adotar os conceitos do tema, todos os envolvidos no programa estão contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da cidadania. Além disso, Meneguette também mencionou a nova categoria, voltada aos colégios agrícolas. Neste ano, o SENAR-PR firmou uma parceria para levar quatro disciplinas aos mais de 1,5 mil estudantes das 23 escolas técnicas voltadas ao setor agropecuário.

Esse programa é a forma de contribuirmos com a cidadania. O Programa Agrinho pode ajudar as novas gerações, transformando a nossa sociedade e o nosso país. (…) Vocês, professores e alunos, são o motivo de estarmos aqui. Essa é uma realização conjunta, para criarmos um futuro melhor.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR
Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Representando o governo do Paraná, o vice-governador Darci Piana relatou seu envolvimento pessoal com o Agrinho, que já participa há 23 anos, desde que assumiu a presidência da Federação do Comércio do Paraná (Fercomércio-PR). Na avaliação de Piana, o programa é imprescindível para que o Estado continue trilhando o caminho da sustentabilidade, em consonância com a produtividade. Graças a isso, segundo o vice-governador, o Paraná se tornou um dos principais produtores de alimento do mundo.

O Agrinho é o maior programa de sustentabilidade do nosso Estado, quiçá do mundo. O Agrinho tem feito um trabalho incansável para a sustentabilidade do Paraná e mostrando o que devemos fazer na educação. Meu agradecimento aos professores e alunos, por esse trabalho incansável de vocês.

Darci Piana, vice-governador do Paraná
Darci Piana, vice-governador do Paraná

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, evidenciou os recordes batidos pelo Agrinho nesta edição. Ele mencionou o alto índice de participação nas escolas estaduais, nas categorias Redação Paraná, Programação e Robótica, destacando a originalidade dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Programação e Robótica têm nos surpreendido por toda a qualidade nos mais variados exemplos de produtos desenvolvidos na área de tecnologia voltada à sustentabilidade. Hoje, o Paraná é referencia na educação pública. No ano que vem, começaremos com 50 mil estudantes em cursos técnicos, inclusive de agronegócio, de pecuária e de agricultura. Tudo isso dentro dos nossos valorosos colégios agrícolas.

Roni Miranda, secretário de Estado da Educação
Roni Miranda, secretário de Estado da Educação

Participação recorde

No total, o Agrinho envolveu 2.831 unidades escolares – 1.953 escolas estaduais, 184 particulares, 694 municipais, 23 colégios agrícolas e 181 Apaes. Com isso, o programa abrangeu todos os 399 municípios do Paraná, atingindo o recorde de 1.060.900 trabalhos inscritos. Na categoria Redação Paraná, foram mais de 812,4 mil inscritos. Na categoria Agrinho Tradicional, foram 232,1 mil trabalhos.

Além dos recordes de números, a cerimônia contou com uma novidade estrutural: o evento foi realizado em formato 360º, ou seja, com disposto ao palco ao centro da arena. Isso provocou uma maior imersão ao público, que pôde acompanhar projeções em telões, em tempo real. Esses recursos técnicos potencializaram o espetáculo de abertura, apresentado pelo Grupo Felchak, que preparou um show que mistura arte circense, teatro, dança e música, com destaque para uma cenografia e figurinos repletos de extravagância e criatividade.

Durante a cerimônia, os alunos e professores premiados nas 14 categorias do concurso receberão uma homenagem (confira os ganhadores). Uma novidade desta edição é a inclusão de uma premiação regional do 1º ao 3º lugar para cada categoria do Agrinho tradicional, além da estadual. No evento, também haverá uma premiação para os Embaixadores de Programação, profissionais dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) que mais tiveram engajamento junto às escolas nesta categoria do concurso.

O Agrinho é realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, com parcerias com o governo do Paraná (por meio das secretarias da Educação; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de Desenvolvimento Sustentável; e da Justiça e Cidadania), de prefeituras, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, do Ministério do Trabalho, da Federação das Apaes, do Sebrae-PR, da Rumo Logística, da Sanepar, da Copel e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)./

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio