Sistema FAEP/SENAR-PR
professores premiados no Agrinho 2023

Projetos pedagógicos vencedores abordam temas do cotidiano dos alunos

Docentes responsáveis pelos trabalhos foram conhecidos na premiação da 28ª edição do Concurso Agrinho e receberam um automóvel cada uma como prêmio

As prerrogativas de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) estiveram presentes nos três projetos premiados na categoria “Experiências Pedagógicas” da 28ª edição do Concurso Agrinho. Essa categoria, uma das mais importantes da competição, reconhece o trabalho de docentes que utilizaram os materiais didáticos do Programa Agrinho em sala de aula, em busca de uma educação que provoca a mudança de atitudes dos estudantes, do meio escolar e da comunidade.

Os professores vencedores foram conhecidos no evento de premiação do Concurso Agrinho, no dia 30 de outubro, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Como prêmio, cada um recebeu um automóvel zero quilômetro.

Os três projetos vencedores, norteados pelo tema do concurso – “Ações que transformam o mundo” – abordaram problemas reais enfrentados pelas comunidades locais no seu cotidiano. O trabalho vencedor, do professor Josiel Barboza dos Santos, do Colégio Estadual Guimarães Rosa, em Assis Chateaubriand, utilizou a robótica como ferramenta de inclusão social.

Eu não sei explicar o que estou sentindo. Eu tenho um time que acreditou em mim, professores, diretora, toda a escola. Acreditem no seu professor. Tenho alunos que nunca tinham vindo a Curitiba, nunca tinham ficado em um hotel. O Agrinho proporcionou essas experiências.

Josiel Barboza dos Santos, professor do Colégio Estadual Guimarães Rosa, em Assis Chateaubriand

Premiada com a segunda colocação, a professora Ayzita Sbardella Milioli, da Escola Municipal Osório, localizada em São Miguel do Iguaçu, também utilizou um tema concreto – o descarte de roupas usadas – para trabalhar junto aos seus alunos a importância da sustentabilidade no nosso dia a dia.

Não consigo descrever a emoção. Minhas pernas estão tremendo. Só consigo dizer gratidão, todos os dias da minha vida. O Agrinho faz os sonhos virarem realidade, faz com que tudo aconteça. Foi através do Agrinho que realizei meus sonhos e que meus alunos tiveram diversas reflexões.

Ayzita Sbardella Milioli, professora da Escola Municipal Osório, em São Miguel do Iguaçu

A professora Andréia Godoy, da Escola Municipal Professor Ângelo Mazzarotto, em Cornélio Procópio, trouxe elementos do cotidiano para construir sua experiência pedagógica em sala de aula, o que rendeu a terceira colocação na categoria. O ponto de partida do seu trabalho teve o comentário de um aluno oriundo de uma família carente, cujo sonho era tomar café da manhã em uma padaria.

Eu sempre acreditei na educação. E o meu projeto é a prova. A gente movimentou os alunos, a escola, as famílias e a comunidade. E o principal, mostramos para as crianças que elas podem sonhar. Eu sei que esse projeto transformou a vida dos meus alunos.

Andréia Godoy, professora da Escola Municipal Professor Ângelo Mazzarotto, em Cornélio Procópio

Confira as fotos da premiação do Agrinho 2023:

_O1A6501

Confira abaixo um resumo de cada projeto

Lugar

professor Josiel recebe chave do carro de Ágide Meneguette
Josiel Barboza dos Santos, de Assis Chteaubriand

Josiel Barboza dos Santos

Colégio Estadual Cívico-Militar Guimarães Rosa

Município: Assis Chateaubriand

Projeto: “Ciência em Ação: A Robótica como Transformação”

Resumo: Com objetivo de popularizar a robótica entre os alunos, principalmente junto ao público feminino e as pessoas com necessidades especiais, o docente convocou a turma para pensar na robótica como uma ferramenta para mudar o mundo. Os estudantes elencaram projetos inovadores como uma cadeira de rodas motorizada e um robô coletor de lixo, que foram colocados em funcionamento durante a Feira de Ciências Robóticas da escola. Para fabricar os equipamentos, além do kit de robótica disponibilizado pelo governo do Estado, os alunos foram em busca de lixo eletrônico e doações de equipamentos tecnológicos por empresas.

2º Lugar

professora Ayzita recebe chave do automóvel de Ágide Meneguette
Ayzita Sbardella Milioli, de São Miguel do Iguaçu

Ayzita Sbardella Milioli

Escola Municipal Osório

Município: São Miguel do Iguaçu

Projeto: “Sustentabilidade… Ah, se essa moda pega!”

Resumo: A destinação ambiental correta dos tecidos é um desafio da atualidade. A partir de uma reportagem que mostrava o imenso cemitério de roupas usadas no Deserto de Atacama, no Chile, que a turma passou a refletir sobre esse tema e buscar soluções para o problema. As ações do projeto foram planejadas com base nos oito “Rs” da sustentabilidade: Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Reparar, Responsabilizar-se e Repassar. As atividades foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar e despertaram nos alunos ideias e valores voltados à preservação do meio ambiente.

3º Lugar

professora Andréia a Ágide
Andréia Godoy Ruiz, de Cornélio Procópio

Andréia Godoy Ruiz

Escola Municipal Professor Ângelo Mazzarotto

Município: Cornélio Procópio

Projeto: “Sonhos mudam o mundo”

Resumo: A inspiração deste trabalho veio do relato de um aluno, ao relatar que o seu sonho era tomar café da manhã em uma padaria da cidade. Algo trivial, mas tão longe da realidade das pessoas mais carentes. Inspirada no célebre discurso do ativista político norte-americano Martin Luther King – “Eu tenho um sonho” –, a educadora passou a trabalhar os sonhos dos outros alunos e encontrar um que pudessem sonhar em conjunto. Vários sonhos acabaram sendo realizados por meio das ações da turma: o tão sonhado café da manhã na padaria, visita a uma indústria de processamento de café, contato com a prefeitura para reivindicar um novo parquinho para as crianças, entre outros.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio