Sistema FAEP/SENAR-PR

Discurso de abertura do Agrinho 2023

Em sua fala, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. destacou o ESG nas ações da entidade envolvendo as crianças, jovens e produtores rurais

O aquecimento global é uma realidade que interfere na vida da humanidade e precisa ser enfrentado. Os sinais do perigo estão cada vez mais evidentes com as secas prolongadas, as enchentes violentas e os incêndios florestais registrados mundo afora. Tudo isso resultado da insensatez de gerações que poluem a terra, o ar e os mares, além do uso desenfreado dos recursos naturais.

Evitar as consequências do aquecimento global é responsabilidade de todos nós. Por esta razão elegemos o ESG – sigla de meio ambiente, comportamento social e governança – como o tema central deste ano do Programa Agrinho. Essa é mais uma forma de o meio rural abraçar as práticas de ESG!

Afinal, o Programa Agrinho tem uma face social marcante, que envolve milhares de crianças e jovens do ensino fundamental, com desenhos e redações; e professores, com experiências pedagógicas. Ainda, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, há dois anos, temas como robótica e programação também entraram no certame do Agrinho. Ou seja, essas são novas maneiras de inserir alunos das escolas públicas e particulares na tecnologia, preparando-os para as escolhas profissionais.

É a nossa contribuição para a formação da cidadania na nossa juventude.

Mas não paramos por aí, pois sabemos que a juventude é fundamental para o planeta. Este ano, firmamos outro convênio com a Secretaria de Educação para incorporar novas tecnologias nos 23 colégios agrícolas do Estado. Os estudantes estão sendo preparados pelos instrutores do SENAR-PR para dominar conceitos e tecnologias que puxarão o desenvolvimento do setor agropecuário paranaense ao longo da próxima década. Desta forma, colocamos à disposição dos colégios agrícolas quatro módulos: Mecanização Agrícola, Agricultura de Precisão, Drones Agrícolas e Pecuária. Essa parceria revela a importância que os colégios técnicos agrícolas têm para o Sistema FAEP/SENAR-PR.

Para os nossos trabalhadores e produtores rurais, atualmente, todos os cursos do SENAR-PR dispõem de ações de ESG, de forma direta ou de forma transversal. Isso porque nossos agricultores e pecuaristas precisam adaptar os seus negócios às práticas de ESG.

Todas essas ações que impactam crianças, adolescentes e os produtores rurais fazem com que o SENAR-PR participe diretamente na formação de novas gerações de profissionais.

Mas isto tudo só é possível com a participação dos secretários municipais de educação, de diretores e professores das redes pública e particular. A vocês, muito obrigado.

Também quero agradecer aos nossos parceiros e patrocinadores, aos nossos sindicatos rurais, as centenas de prefeituras do Paraná e ao governo estadual.

Este encontro de hoje, com mais de 4 mil crianças, jovens, seus pais e professores é a confirmação de que o Programa Agrinho pode ajudar a moldar as novas gerações dentro de padrões que vão transformar nossa sociedade e o nosso país para melhor.

Muito obrigado pela presença de todos.

Ágide Meneguette

presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Ágide Meneguette

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio