Sistema FAEP/SENAR-PR

Embarques de carne de frango crescem mais de 3% no ano e em 12 meses

Em setembro passado, as exportações brasileiras de carne de frango voltaram a repetir o mesmo bom desempenho que já havia sido observado em julho passado e alcançaram o segundo maior volume em mais de dois anos e meio.

No mês foram embarcadas 359.177 toneladas de carne de frango, 57% representadas por cortes, 35% pelo frango inteiro e os restantes 8% por industrializados e carne salgada. O volume exportado representou aumento de 8% sobre o mês anterior e de praticamente 19% sobre setembro de 2013.

Em função desse bom desempenho, o volume acumulado no ano apresenta agora expansão de 3,5%, enquanto os embarques dos últimos 12 meses registram índice de expansão muito próxima: +3,44%.

Mantida a média dos nove primeiros meses de 2014 – perto de 330 mil toneladas/mês – o total exportado em 2014 não irá muito além dos 3,950 milhões de toneladas, aumentando pouco mais de 1,5% no ano.

Mas a melhora de mercado observado desde o início do segundo semestre tende a se manter e a ampliar esse resultado. Se, por exemplo, neste trimestre final do corrente ano for mantida a média do terceiro trimestre, o total anual ficará próximo dos 4,030 milhões de toneladas, superando em cerca de 3,5% o que foi embarcado em 2013, perto de 3,892 milhões de toneladas.

Fonte: Avisite

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio