Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontro realizado em Brasília aumenta visibilidade do SENAR

Até quem não é da área rural se interessou pelas capacitações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no primeiro dia do Encontro Nacional de Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae esta semana, em Brasília.

Ao visitar o estande do SENAR, a jovem Karenn Kelly quis logo mais informações sobre os cursos do Pronatec ofertados pela entidade. Ela conta que estuda Gestão de Recursos Humanos, mas quer fazer cursos voltados para a área rural.

"É uma coisa pessoal, sabe? Eu amo o campo, sou do interior de Minas e vim para Brasília estudar, mas quero muito fazer alguma capacitação que me ensine a cuidar da terra e dos animais. Quero fazer uma horta em casa também. Tive interesse nos cursos do SENAR porque é difícil encontrar capacitações nessas áreas. A cidade não te dá oportunidades para isso," avalia.

Quem também ficou entusiasmada com os cursos do SENAR foi Lucia Wakabayashi. De uma família de profissionais da saúde, ela conta que planta para o próprio consumo, mas pensa em expandir a produção. "Nós plantamos alface, couve, berinjela e queremos cultivar também vagem e quiabo. Eu já fiz alguns cursos do SENAR e sempre que posso estou procurando fazer outros, porque surgem muitas ideias quando a gente participa de capacitações."

Produtor rural e conhecedor do agronegócio, José Raimundo Barbosa também é assíduo nos cursos do SENAR. Ele conta que fez Produção de Derivados do Leite e Manejo de Gado Leiteiro quando resolveu fabricar laticínios, mas já pensa em novas capacitações. "Eu tenho um sítio na região e como sou de origem rural, nunca me desliguei do campo, sempre estou à procura de atualização. Inclusive, pretendo produzir orgânicos e vou fazer um curso do SENAR em Produção de Ervas Medicinais. Depois, o foco vai ser um de GPS, que é na área de agricultura de precisão," revelou.

O estande do SENAR no Encontro Nacional de Educação Empreendedora está aberto das 9h às 18h na Vila do Conhecimento, localizada no Centro de Convenções Brasil 21, subsolo. Além de totens com vídeos dos programas da entidade, o visitante pode degustar frutas e um delicioso café gourmet, oferecido pela Cafés Cooxupé.

A abertura oficial do Encontro acontece amanhã e deve contar com a participação da presidente do Conselho Deliberativo do SENAR e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, senadora Kátia Abreu, e  do Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara.

Rural Centro

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio