Sistema FAEP/SENAR-PR

Equipamentos de ponta consolidam colégios agrícolas na era digital

Com doação de dezenas de drones e penetrômetros, Sistema FAEP/SENAR-PR soma 530 aparelhos repassados às instituições de ensino do Paraná

Os colégios agrícolas do Paraná estão prontos para, definitivamente, ingressarem na era digital. Em 7 de fevereiro, durante a feira agropecuária Show Rural, em Cascavel, o Sistema FAEP/SENAR-PR repassou 23 drones e 23 penetrômetros de solo à Secretaria de Estado da Educação (Seed), para serem utilizados nas aulas dos mais de 1,5 mil alunos dessas escolas técnicas. Esses equipamentos se somam a outros 484 aparelhos, que já haviam sido doados pela entidade no ano passado. A iniciativa faz parte do Programa Agropecuária 2030, parceria do Sistema FAEP/SENAR-PR com o governo do Paraná, firmada em 2023, que está revolucionando o ensino técnico agropecuário, colocando os estudantes em contato com conceitos e disciplinas modernos, alinhados às transformações provocadas pelas novas tecnologias no setor agropecuário.

Além da doação total dos 530 equipamentos – como GPS’s agrícolas, tablets, amostradores de solo e kits de ordenha, entre outros –, o SENAR-PR também está levando às escolas quatro módulos, que contemplam as novas tendências do campo: Agricultura de Precisão (AP), Drones Agrícolas, Mecanização Agrícola e Pecuária. Os cursos são ministrados por instrutores do SENAR-PR, dentro dos 23 colégios agrícolas do Paraná, que utilizam os aparelhos de ponta, repassados pela entidade. Com isso, o Agropecuária 2030 cria condições de formar profissionais atualizados às demandas do campo e do mercado de trabalho.

Tenho certeza de que esse trabalho é muito importante para a formação dos nossos meninos e meninas. Nós estamos pensando na formação da nova geração do campo. A cada dia, as tecnologias avançam. O mundo não vai ficar parado e nós também não podemos ficar. Precisamos acompanhar essa revolução.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR
Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

O pronunciamento de Meneguette ocorreu ao longo do ato de doação dos drones e penetrômetros na feira agropecuária de Cascavel, no Oeste do Paraná. Na ocasião, a presença de autoridades reforça a importância do programa para o ensino técnico do Estado: os secretários Roni Miranda (Educação), Norberto Ortigara (Agricultura) e Valdemar Bernardo Jorge (Desenvolvimento Sustentável); do deputado estadual Gugu Bueno; do vice-presidente da FAEP, Ágide Eduardo Meneguette; do presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos; e do presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso.

Roni Miranda avaliou que o Agropecuária 2030 já vem cumprindo seu intento de revolucionar o ensino nos colégios agrícolas. Para o secretário, a iniciativa tem tido papel decisivo na formação dos estudantes, a ponto de se concretizar como um diferencial que os alunos levarão para sua vida profissional, com reflexos positivos para o setor agropecuário e para a economia paranaense.

Isso é tecnologia dentro das escolas. É o que há de evolução no setor agropecuário dentro das escolas. Nossos alunos vão sair na frente de outros profissionais. É uma vantagem que eles levam para a sua vida profissional.

Roni Miranda, secretário estadual de Educação
Roni Miranda, secretário estadual de Educação

“Nós queremos justamente isso: fortalecer o setor. Queremos que o agricultor fique no campo e gere riquezas para o Estado”, completou.

Falando a partir da perspectiva de quem comanda o sindicato rural de um dos principais polos produtores do Paraná, Paulo Orso louvou a parceria que culminou com o Agropecuária 2030. Nas palavras do líder sindical, o programa coloca os colégios agrícolas do Estado “no futuro”, gerando profissionais aptos a atender às demandas do pujante setor agropecuário do Estado, dominando conceitos e novas tecnologias.

Esses são os alicerces das futuras universidades. Vocês serão os formadores da agricultura do amanhã. Vocês são a força do nosso agro.

Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel
Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel

“A FAEP e a Seed, com essa parceria, estão sendo grandes heróis”, disse Orso às centenas de estudantes de colégios agrícolas, que assistiam ao ato de doação dos equipamentos.

Revolução na prática

Essa revolução no ensino já é realidade desde o fim de agosto de 2023, quando o Programa Agropecuária 2030 começou, efetivamente. Para a aluna do Colégio Agrícola Assis Brasil, de Clevelândia, Stefany Valgoi, os novos módulos levados à sala de aula têm proporcionado um olhar diferenciado aos estudantes, que têm aproveitado a oportunidade. Conceitos como o de Agricultura de Precisão, que antes ficavam apenas no campo teórico, agora são vividos na prática.

“Essa oportunidade de termos contato direto com drones e com elementos de Agricultura de Precisão tem sido muito gratificante e instiga a nossa busca pelo conhecimento. É algo que está adicionando muito à minha formação técnica. Eu estou com muita expectativa para os módulos que vou cursar neste ano”, disse Stefany. “Os alunos da minha turma já estamos pensando em fazer algo diferenciado para a feira do nosso colégio. Estamos pensando em desenvolver algum projeto no setor de Agricultura de Precisão. Estamos animados”, contou.

Stefany Valgoi, aluna do Colégio Agrícola Assis Brasil, de Clevelândia

Para o coordenador dos colégios agrícolas do Paraná, Renato Gondin, o Programa Agropecuária 2030 representou um salto no ensino técnico. Ele classificou a iniciativa como “um momento histórico”, que se consolida como uma oportunidade brilhante para os estudantes. Ele também destacou o impacto que os novos módulos devem provocar na vida profissional dos alunos.

Estamos mais uma vez celebrando a nossa educação profissional e a capacitação destes estudantes, que terão acesso rápido ao mercado de trabalho e a chance de permanecerem no campo. Significa a garantia de um futuro melhor para os nossos alunos e para suas famílias.

Renato Gondin, coordenador dos colégios agrícolas do Paraná
Meneguette e Gondin durante a cerimônia de entrega dos equipamentos

O programa

A formatação do Agropecuária 2030 começou ainda no final de 2022, quando o SENAR-PR desenvolveu os módulos, de acordo com o perfil e a necessidade dos estudantes dos colégios agrícolas. O plano de aulas foi construído coletivamente por técnicos e instrutores do Sistema FAEP/SENAR-PR no Centro de Treinamento Agropecuária (CTA) da entidade em Ibiporã. No caso da formação em Agricultura de Precisão, os profissionais passaram por uma atualização na Escola Superior de Agricultura, da Universidade de São Paulo Luiz de Queiróz (Esalq/USP), em Piracicaba, no interior paulista. O programa também conta com material didático exclusivo, em consonância com as demandas dos estudantes.

“Todos os módulos foram construídos especificamente para os alunos dos colégios técnicos agrícolas. Muitos docentes têm assistido às aulas, como atualização. É um programa que tem um forte caráter de modernização”, definiu Heli Heros Assunção, do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, que integra a equipe técnica do Agropecuária 2030.

O programa é levado às escolas por 24 instrutores. Para garantir a efetividade das aulas, os módulos contam com avaliações em 360º – ou seja, em que todos os atores se avaliam: instrutores, alunos e colégios. Os dados serão compilados pelo Detec do Sistema FAEP/SENAR-PR, que entregará um relatório detalhado periodicamente a cada unidade escolar.

Centenas de alunos dos colégios agrícolas do Paraná participaram do evento de entrega dos equipamentos
supervisor_account

Fetaep recebeu 6 mil agricultores familiares

Ao longo dos cinco dias do Show Rural, o estande da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) recebeu 6 mil agricultores. No total, 150 caravanas estiveram no local. A ida dos produtores rurais ocorreu por meio de uma parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR. Esse foi o 19º ano consecutivo que a Fetaep promoveu o espaço na feira.

Segundo o presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos, a feira agropecuária permitiu que os trabalhadores pudessem conhecer as novidades tecnológicas, que proporcionam melhoria das propriedades rurais por meio de novas técnicas de produção.
“Nosso propósito foi estimulá-los para que possam incrementar a renda da família com a adoção de medidas simples como, por exemplo, a diversificação da produção e o manejo de solo, aumentando, dessa forma, a produtividade e a qualidade dos produtos”, destacou Santos.

Durante os cinco dias da feira, a diretoria da Fetaep e dos sindicatos dos trabalhadores rurais da região Oeste recepcionaram o público. No dia 7 de fevereiro, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR Ágide Meneguette, visitou o espaço e destacou o trabalho realizado pela Fetaep.



person_add

SENAR-PR amplia parceria com empresas do setor

O Show Rural também foi palco para o Sistema FAEP/SENAR-PR firmar mais duas parcerias. No dia 7 de janeiro, o presidente da entidade, Ágide Meneguette, assinou um termo de cooperação com a TeeJet Technologies, uma das líderes globais em tecnologia de pulverização agrícola, e com a Agres, empresa especializada em equipamentos de Agricultura de Precisão.

No caso da multinacional que fabrica pontas e outros componentes de pulverizadores, o acordo vai permitir a atualização de instrutores do SENAR-PR ligados aos treinamentos
na área de tecnologia de aplicação de agroquímico, além do intercâmbio técnico entre as duas partes. O termo de parceria foi assinado pelo diretor da Teejet na América Latina, Sérgio Santos.

Já a Agres vai ceder equipamentos de última geração, como piloto automático de tratores; controladores de Agricultura de Precisão de plantadeiras, pulverizadores e distribuidores de adubo, para os Centros de Treinamento Agropecuário do SENAR-PR em Ibiporã e Assis Chateaubriand. A empresa com sede em Curitiba, mas atuação em vários países, também vai ofertar treinamento e atualização para instrutores da entidade. O termo de parceria foi assinado pelo CEO da Agres, Fernando Zanicotti.



beenhere

Sindicato de Cascavel promoveu ações de pesquisa, educação e segurança

O estande do Sistema FAEP/SENAR-PR e do Sindicato Rural de Cascavel foi uma atração durante o Show Rural. Mais de 8 mil produtoras e produtores rurais de todas as regiões do Paraná passaram pelo espaço. Boa parte esteve na feira agropecuária junto com as mais de 120 caravanas organizadas pelos sindicatos rurais. Além dos agricultores e pecuaristas, centenas de alunos dos colégios agrícolas do Estado, entre 14 e 18 anos, visitaram o estande.

O espaço organizado pelas duas entidades representativas dos produtores rurais teve algumas novidades, como áreas dedicadas à pesquisa científica da Unioeste, a segurança do campo com a Polícia Militar Rural e a educação, com a Secretaria de Educação de Cascavel.

“A educação, a pesquisa, a segurança pública e as políticas públicas de qualidade são pilares para que o produtor rural possa fazer seu trabalho de maneira tranquila e assertiva, garantindo longevidade para as futuras gerações. Por conta disso, promovemos algumas ações dentro do nosso estande”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso.



Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio