Sistema FAEP/SENAR-PR
Plantio de tabaco

FAEP acompanha Cadecs do tabaco | Campo & Cia #183

Entidade passou a dar suporte a produtores e a participar de reuniões de conciliação junto às agroindústrias. Confira mais no programa, com participação de Bruno Vizioli, do DTE da FAEP

O Campo & Cia, programa semanal de rádio do Sistema FAEP/SENAR-PR, aborda, nesta edição, as novidades na cadeia do tabaco com o técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) da FAEP, Bruno Vizioli. Desde janeiro, a FAEP tem acompanhado as reuniões entre produtores rurais e agroindústrias nas chamadas Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs). No caso da cadeia do fumo, as Cadecs reúnem representantes das empresas, das federações de produtores rurais, de trabalhadores e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra)

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

Na reunião de janeiro, em uma das empresas, o protocolo assinado em 16 de janeiro prevê reajuste linear de 8% no preço do tabaco da variedade Virgínia. Nas outras seis integrações, as empresas não aceitaram a contraproposta apresentada pelos produtores e as partes não firmaram acordo. Com isso, deve prevalecer a tabela apresentada anteriormente pelas integradoras.

No programa, Vizioli enfatiza que cada empresa integradora tem sua própria Cadec, que abrange os três Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). “A Cadec é o canal por meio do qual o produtor pode ser ouvido, enviar suas demandas, para que os representemos nas negociações com as empresas”, afirma o técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Os produtores que tiveram demandas, podem nos procurar para repassar os problemas que vem enfrentando para, se for necessário, até mesmo convocar uma reunião”, completou.

Importância da Cadec

A Cadec é um instrumento de suma importância para o setor produtivo, já que garante que haja negociação com as empresas e dá ao produtor a oportunidade de ser ouvido. Outro ponto importante é que a comissão dá segurança jurídica à negociação. Ou seja, os acordos firmados na comissão têm que ser cumpridos. “A empresa não pode, eventualmente, alegar alguma mudança de conjuntura e pagar menos do que foi estabelecido. Antes das Cadecs, todo o poder ficava nas mãos das empresas”, explica Vizioli, resume.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio