Sistema FAEP/SENAR-PR

Evento em Castro irá comemorar o Dia Mundial do Solo

Programação envolvendo os alunos da rede municipal inclui atividades de preservação, com destaque para o Agrinho Solos, do SENAR-PR

A Prefeitura de Castro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, irá promover um evento, nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, para comemorar o Dia Mundial do Solo. Na ocasião, os alunos da rede de escolas municipais irão participar de uma série de atividades, como palestras, plantio de árvores e brincadeiras educativas, voltadas para a preservação dos bens mais importantes para o produtor rural: a terra e a água. A data será comemorada em diversos países.

Ainda, dentro da programação, haverá um momento destacando o Agrinho Solos, uma das categorias do Programa Agrinho, do SENAR-PR, criada em 2017, em parceria com o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), com foco na conservação de solos e água. Essa categoria foi desenvolvida a partir dos fatos relevantes que passaram a impactar negativamente a agropecuária paranaense. Com o retorno dos processos erosivos nos solos da agricultura do Paraná, gerando perdas na produção e na produtividade da agropecuária, o SENAR-PR desenvolveu uma série de ações para retomar o processo de conservação do solo e água.

Em 2019, Dez colégios agrícolas de Apucarana, Cambará, Campo Mourão, Castro, Clevelândia, Francisco Beltrão, Lapa, Palotina, Ponta Grossa e Rio Negro participaram da categoria Agrinho Solos. No município de Castro, foram nove escolas participantes, no total de 818 alunos e 39 professores envolvidos.

Reconhecimento

O projeto “Reciclando atitudes para salvar nosso solo”, desenvolvido pela professora Gislaine Ferraz e Silva, da escola municipal Jardim Bela Vista, em Castro, conquistou o primeiro lugar na categoria Agrinho Solos no Concurso Agrinho 2019.

O trabalho promoveu a conscientização da população devido ao grande acúmulo de lixo no bairro da escola. Os alunos conheceram a trajeto do lixo no município e, diante disso, passaram a orientar a separação correta dos materiais destinados à coleta seletiva. No trabalho, também foram desenvolvidas outras atividades para a recuperação do solo, como a implantação de uma horta escolar, e a valorização dos catadores de recicláveis, que foram homenageados pelos alunos.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio