Sistema FAEP/SENAR-PR

Ex-aluno do JAA assume secretaria de Agricutura no Noroeste do PR

João Marcos Cassiano assumiu a pasta em Guaporema, no Noroeste do Estado. Ele quer apostar na capacitação dos produtores do município

Desde março, o engenheiro agrônomo João Marcos Cassiano, 28 anos, vem enfrentando um novo desafio profissional, em seu primeiro cargo público. Ele foi nomeado secretário municipal de Agricultura de Guaporema, município de 2,2 mil habitantes, localizado no Noroeste do Paraná. De perfil técnico, Cassiano chega cedinho à Secretaria e tem se dedicado a levar capacitação aos produtores rurais locais.

O secretário sedimentou sua proximidade com o campo desde muito cedo, como aluno do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), do SENAR-PR. Filho de produtores rurais, Cassiano cresceu na lida, na propriedade da família – de aproximadamente 33 hectares – dedicada à pecuária de corte e de leite. Assim, o gosto pelo trabalho no campo se desenvolveu de forma natural. “Desde pequeno, eu já fui aprendendo a tirar leite, a dirigir trator, a mexer com o gado. A gente morava na cidade e ia para o sítio todo dia”, relembra.

Quando estava no primeiro ano do Ensino Médio, Cassiano soube da abertura de uma turma do JAA no município. Convencido de que a qualificação poderia melhorar seu trabalho dentro da porteira, o jovem se matriculou e passou a frequentar as aulas. Foi um divisor de águas. O aluno começou a ver o setor de forma mais profissional, principalmente a partir de visitas técnicas conduzidas ao longo do programa. Ali, Cassiano consolidou a certeza de que queria, mesmo, se dedicar ao setor agropecuário.

“Foi um curso para firmar o gosto e seguir firme na área. Nas aulas visitamos um laticínio em Itapejara e uma propriedade em Icaraíma, que é referência na pecuária leiteira. Eu fiquei impressionado com muitos pontos profissionais, com a questão do manejo. Eu vi ali a importância de ter especialização”, conta Cassiano.

Posteriormente, ele concluiu outra capacitação do SENAR-PR: “Manejo de gado de leite”. Em seguida, com a vocação definida, Cassiano cursou Engenharia Agronômica na Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, a 95 quilômetros de Guaporema. “Eu viajava todos os dias. Foi um período cansativo, mas em que aprendi muito”, resume.

Foco na capacitação

No cargo há poucos meses, Cassiano pretende apostar na capacitação dos produtores rurais de Guaporema como uma das formas de desenvolver o setor agropecuário local. Para isso, ele conta com a parceria do SENAR-PR. Logo nas primeiras semanas à frente da pasta, o secretário levou para o município um curso de piscicultura, que considerou um sucesso. A ideia, agora, é intensificar a oferta de capacitações, de acordo com as atividades já exploradas na região.

“O curso de piscicultura foi muito importante para os produtores locais. Se conseguirmos manter isso e trazer cursos de outras áreas, vamos dar um fôlego novo e, o mais importante, profissionalizar ainda mais o setor”, diz o secretário. “Aqui, o pessoal é bem carente de formação. O nosso município é muito focado na agropecuária. Então, precisamos desenvolver o setor, porque é isso que movimenta a nossa economia”, acrescenta.

Em outra esteira, Cassiano pretende trabalhar para renovar o maquinário da prefeitura, ampliando o apoio aos produtores rurais. Paralelamente, ele está de olho em mudanças que estão ocorrendo na região. “Tem bastante cana-de-açúcar, mas já está tendo um movimento de reversão. Tem bastante produtor voltando ao milho e à soja, que estão pagando mais. A secretaria tem que acompanhar e prestar apoio no que for necessário”, afirma.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio