Sistema FAEP/SENAR-PR

Liberação da importação de café pode prejudicar produtor, segundo FAEP

Redução da Tarifa Externa Comum (TEC) pode derrubar preço pago aos produtores, entre outros fatores

Com interesse de apoiar a cafeicultura nacional, primeiro lugar nas exportações e na produção mundial, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) se manifesta contrária às propostas de liberação das importações que vem sendo discutidas.

Para a entidade paranaense, é necessário considerar os riscos fitossanitários e o impacto no preço recebido pelo produtor, no momento em que a colheita do café robusta se aproxima. Em experiências anteriores, a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) em período próximo a colheita se revelou prejudicial, como em 2013 com a cultura de trigo, que acabou reduzindo o preço pago aos produtores.

As vendas dos estoques públicos já foram autorizadas, e contam com leilão de venda programado para 26 de janeiro. Assim, a FAEP solicita que sejam verificadas outras medidas de apoio à indústria até março, como o suporte em linhas de crédito. Porém, de forma alguma, a medida de apoio pode prejudicar o setor produtivo, que ao longo do tempo tem feito investimentos em produtividade e qualidade, mesmo com muitos desafios, como a elevação do custo de produção.

O quadro atual de oferta e demanda que motiva a elevação dos preços, pela menor oferta do café robusta, revela a necessidade de planejamento de estoques e de políticas públicas de apoio à cultura, suavizando as variações nos preços nesses momentos de desequilíbrios.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio