Sistema FAEP/SENAR-PR

Forte frente fria deixa Brasil em alerta nos próximos dias

Entre os dias 20 e 22 de maio é possível que a temperatura fique abaixo de zero, pela primeira vez este ano, nos três estados da Região Sul do Brasil

Uma grande e forte frente fria, associada a um ciclone extratropical, avança sobre o Brasil entre 18 e 22 de maio de 2018. Ela traz também uma massa de ar frio, de origem polar, bastante intensa, com potencial para provocar queda da temperatura muito acentuada em pouco tempo. Em 24 horas, a temperatura poderá cair mais de 10°C em muitas áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e até em alguns locais da Região Norte.

Esta será a frente fria mais forte de 2018, até agora, e a primeira realmente com características de outono-inverno a avançar para o centro da América do Sul. Além do Brasil, seus efeitos serão sentidos também sobre o Chile, Argentina, Paraguai , Bolívia e até em áreas do Peru.

Confira abaixo as condições especiais de tempo esperadas durante a passagem desta grande e forte frente fria pelo país, e que devem causar diferentes transtornos para a população brasileira.

Temperatura abaixo dos 10°C
A forte massa de ar frio, de origem polar, que se espalha sobre o Brasil nos próximos dias vai provocar uma acentuada queda temperatura em todos os estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, além de Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.

Temperaturas entre 5°C e 10°C devem ser observadas no dia 19 de maio, sábado, em áreas do Sul do Brasil, e nos dias 20 e-ou 21 e-ou 22 de maio em todos os estados da Região Sul, da Região Centro-Oeste, Distrito Federal, em São Paulo, Rio de Janeiro e em áreas de Minas Gerais. É pouco provável que a temperatura fique abaixo dos 10°C neste período no estado do Espírito Santo.

Frio intenso e temperatura abaixo de zero
Durante a passagem desta forte massa de ar polar sobre o Brasil, é possível que a temperatura fique abaixo de zero, pela primeira vez este ano, em áreas dos três estados da Região Sul do Brasil, nos dias 20, 21 e 22 e maio de 2018.

Frio intenso, com temperatura entre 0°C e 5°C deve ser observado em áreas do sul do estado de São Paulo e na Serra da Mantiqueira (entre SP, MG e RJ) nos dias 21 e 22 de maio de 2018.

Geada
Há condições para geada, até de moderada a forte intensidade, nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2018 nos estados da Região Sul.

Nos dias 21 e-ou 22 de maio de 2018, pode gear na Grande Curitiba, no sul de São Paulo, e na região da Serra da Mantiqueira, em áreas do Sul de Minas e até do sul de Mato Grosso do Sul.

Friagem no Norte do Brasil
O ar frio de origem polar se espalha pelo interior do Brasil e chega novamente a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas, com moderada intensidade. Temperaturas entre 15°C e 18°C devem ser observadas nestas áreas. E desta vez, mesmo que de forma suave, o vento frio poderá ser sentido até no norte de Mato Grosso, no sul do Pará e do Tocantins.

Neve
Há uma pequena possibilidade de nevar entre a noite do sábado, 19, e madrugada do domingo, 20 de maio, nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense.

Ciclone extratropical
Um forte ciclone extratropical se organiza no litoral da Região Sul do Brasil entre a noite do dia 18, sexta-feira, e a madrugada de 19 de maio de 2018. A baixa pressão atmosférica deste sistema deve atingir menos 1000 hPa, o que aumenta o potencial para ventania. Este ciclone extratropical deve influenciar a costa da Região Sul e do Sudeste até o dia 22 de maio.Os fortes ventos provocados por este ciclone vão deixar o mar muito agitado por vários dias, tornando a navegação perigosa.

Ventania
A passagem de nuvens carregadas da frente fria, a presença do ciclone extratropical no litoral da Região Sul do Brasil e o grande contraste de temperatura e de pressão atmosférica que ocorre nos próximos dias poderá provocar rajadas de vento muito fortes, de ordem de 80 km/h a 100 km/h no Sul do Brasil. Em São Paulo, Rio de Janeiro, no oeste e sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul as rajadas mais intensas podem chegar aos 80 km/h. Outra áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e no sul da Região Norte, as rajadas pode alcançar velocidades da de 50 km/h a 70 km/h.

Chuva forte e granizo
Nuvens bastante carregadas se formam com a passagem da grande frente fria que avança sobre o Brasil nos próximos dias, que podem provocar temporais, com chuva forte em pouco tempo, podendo causar alagamentos repentinos, além de raios e até granizo. O risco de granizo é maior no Sul do Brasil, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

Agitação marítima e ressaca
No litoral do Sul e do Sudeste do Brasil, até altura da bacia de Campos, a agitação no mar começa a ocorrer nos dias 18 e 19 de maio, mas se intensifica muito durante a segunda-feira, 20 de maio. Grandes ondas se espalham do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de maio, com picos de 3,0 a 4,0 metros, de forma geral. Há risco de ressaca nestes dias.

Fonte Climatempo

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio