Sistema FAEP/SENAR-PR

Fórum Nacional vai debater o futuro do Seguro Rural no Brasil

Evento com os maiores especialistas em seguro agrícola do país ocorre em Curitiba

No dia 8 de agosto, a cidade de Curitiba sediará o maior evento nacional de seguro agrícola. O Fórum pretende debater o futuro do seguro agrícola no Brasil e conta na programação com os maiores especialistas do assunto, seguradoras, resseguradoras, representantes de produtores, cooperativas e dos governos federal e estadual de São Paulo e do Paraná.
Um dos objetivos do fórum é debater com a equipe da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/MAPA) as políticas que dão sustentação ao seguro rural, suas dificuldades e desafios no âmbito dos governos estaduais e federal.Variações do clima e do preço têm sido os principais fatores de risco para a produção rural. Ao contratar uma apólice de seguro agrícola o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua atividade agropecuária. Em 2014, melhor ano do seguro agrícola no Brasil, a contratação de 117.600 apólices cobriu uma área agrícola de 9,91 milhões de hectares com importância segurada de R$18,5 bilhões.Os anos de 2015 e 2016 apresentaram adversidades climáticas em diversas unidades da federação, demonstrando a necessidade de universalizar o seguro agrícola no país para evitar as indesejáveis renegociações de dívidas e ao mesmo tempo garantir o patrimônio e renda dos produtores e de seus fornecedores, cooperativas e agentes financeiros. Porém, a contratação de seguro agrícola em 2015 não atingiu os mesmos patamares de 2014, devido principalmente às restrições orçamentárias do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, coordenado pelo MAPA, e em 2016 os recursos também estão escassos devido à crise econômica.

Para debater esse tema e outros assuntos de importância para o desenvolvimento do seguro agrícola no país, o programa foi dividido em dois momentos. No período da manhã, o evento terá abertura do Secretario de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller. Em seguida as apresentações ficam por conta do Banco Mundial, MB AGRO Consultoria, SPA/MAPA, Secretarias de Agricultura de SP e PR. Os participantes também assistirão uma apresentação sobre as tendências climáticas antes da abertura dos debates.

Para o período da tarde haverá um Workshop para debater os produtos de seguros agrícolas ofertados no Brasil. Especialistas apresentarão em três palestras o funcionamento das diferentes modalidades de seguro agrícola para grãos, florestas, hortifrúti e pecuária. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as peculiaridades e condições de contratação desses seguros, os riscos cobertos e não cobertos. Serão realizadas simulações para calcular o prêmio (taxa para adquirir o seguro) e do cálculo de indenizações em caso de sinistro. Também os seguros de renda ou faturamento já disponíveis em algumas atividades serão apresentados ao público presente.

Além dessa programação, numa sala ao lado do auditório do evento, os participantes do Fórum terão acesso a oito Companhias de Seguro, que estarão atendendo e prestando esclarecimentos sobre os seguros agrícolas ofertados no país. São as seguintes Companhias de Seguro que participarão do Fórum:
Allianz Seguros; Companhia de Seguros Aliança do Brasil; Essor Seguros; Mapfre Seguros Gerais; Fairfax Brasil Seguros Corporativos; Sancor Seguro do Brasil; Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros e Tokio Marine Seguradora.

A inscrição para o Fórum é gratuita, porém as vagas são limitadas. Segundo os organizadores do evento, faltando menos de um mês para o Fórum, 60% das vagas já foram preenchidas. O público-alvo é formado por produtores rurais, lideranças sindicais, técnicos de federações e de cooperativas, agrônomos de bancos e cooperativas de crédito, corretores de seguros, seguradoras, resseguradoras, assessores parlamentares, especialistas em agricultura, representantes dos governos federal, estadual, municipal e de entidades nacionais e estaduais ligadas ao agronegócio.

A promoção do evento é uma iniciativa do Sistema da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP); Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg); Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sistema das Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema OCEPAR).

O Fórum tem o apoio do Banco Mundial, Organização da Cooperativas Brasileiras (OCB), Federação Nacional das Empresas de Resseguros (FENABER), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB-PR), Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP/BANAGRO) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Para ver a programação completa e realizar as inscrições acesse o site:
Confira a programação
template email mkt programacao final

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio