Sistema FAEP/SENAR-PR

Geada deve atingir a metade Sul do Paraná

Simepar prevê temperaturas negativas no Centro-Sul e Campos Gerais

Londrina – A primeira onda de frio intenso do ano a atingir o Paraná deve chegar com força na manhã de hoje. Os boletins de ontem do Instituto Tecnológico Simepar previam condição de geada em toda a metade sul do Estado. As regiões Centro-Sul e Campos Gerais devem registrar temperaturas negativas. A maior intensidade da geada deverá ser no extremo sul. A previsão para Palmas era de -1ºC. Na capital, os meteorologistas previam 3ºC. O Norte do Estado estava fora da área de risco de geada, mas a previsão era de mínima de 6ºC em Londrina.

A previsão de frio intenso mobilizou as equipes de abordagens de moradores de rua de várias cidades do Estado. Em Curitiba, a Ação Social (FAS) vai intensificar as saídas para a busca ativa de pessoas em situação de rua e em perigo nas vias públicas. Neste ano, além das equipes de abordagem social, também participarão das ações sete unidades oficiais da prefeitura e outras seis instituições conveniadas que ofertam o serviço de acolhimento.

“Temos mais de mil vagas disponíveis para todas as noites e espaços que poderão ser utilizados de maneira imediata em caso de emergência”, informou a presidente da FAS, Márcia Oleskovicz Fruet. Na capital, situações de risco devem ser informadas por meio da Central 156. “A solicitação é repassada às equipes da abordagem social, que vão até o local fazer o trabalho de convencimento e encaminhamento das pessoas até uma unidade de acolhimento ou outros serviços, conforme a necessidade”, disse.

Em Londrina, a Secretaria de Assistência Social aposta na “Operação Noite Fria” para retirar andarilhos das ruas durante os dias mais frios. Desde o início da operação, no início do mês passado, 125 pessoas já passaram pelas instituições de acolhimento. Diariamente, o Município oferece atendimento a 166 pessoas, porém, no inverno, as vagas não são suficientes para abrigar toda a demanda. Atualmente, são cerca de 300 moradores de rua na cidade, mas nem todos procuram o serviço.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica de Oliveira, a “Operação Noite Fria” criou 40 novas vagas na rede de acolhimento com investimento de R$ 134 mil provenientes do Fundo Municipal de Assistência Social. “Este é o primeiro ano em que são disponibilizados recursos para as instituições, como também é a primeira vez que conseguimos oferecer esse número de vagas novas”, salientou. Segundo ela, a operação é de grande importância para oferecer condições dignas de acolhimento e, em casos mais graves, evitar mortes por hipotermia.

Duas entidades conseguiram ampliar o número de atendimentos. A Casa do Bom Samaritano, na Vila Marízia (área central) está com capacidade atual para 99 homens, demanda que, desde o início da operação, aumentou em 20 vagas. Desde 1º de maio, 79 pessoas já passaram pela instituição, que disponibiliza de seis a sete vagas por dia. A Associação Pão da Vida iniciou a operação no dia 1º de junho, com 20 vagas novas. Desde o inicio, passaram pela nova unidade 46 pessoas, com uma média de nove a 12 pessoas por dia. São aproximadamente oito vagas abertas por dia. A entidade Serviços de Obras Sociais (SOS), na Vila Nova (área central) que atende a 21 pessoas, também se propôs, nos dias mais frios do inverno, a atender mais duas pessoas. Para solicitar atendimento a pessoas na rua, basta ligar nos telefones (43) 3378-0417, 9991-1894 e 9991-4568.

AGRICULTURA
Dirlei Antônio Manfio, técnico da Regional de Guarapuava do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), amenizou a previsão de perdas no campo com a geada na região mais fria do Estado. Segundo ele, as safras de grãos estão no início. “Tivemos muita chuva nas últimas semanas, o que atrasou o plantio. Hoje, temos apenas 5% do trigo plantado e 3% de cevada, nada que preocupe”, comentou.

Fonte: Folha de Londrina

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • AX4A7095
  • AX4A7064
  • AX4A7078
  • AX4A7089
  • AX4A7063
  • AX4A7056
  • AX4A7057
  • AX4A7052
  • AX4A7031

Boletim no Rádio