Sistema FAEP/SENAR-PR

Inspirado por lideranças rurais, produtor planeja levar melhorias para Pérola

Encontro do Sistema FAEP/SENAR-PR permitiu que Lucas Zardi ampliasse a rede de contatos, além de planejar ações para fortalecer o sindicato local

Há cinco anos, o produtor Lucas Herculano Zardi Silva deixou o emprego no meio urbano para se dedicar às atividades no sítio da família, em Pérola, no Noroeste do Paraná. Na época, ele decidiu mudar de ares em busca de uma renda melhor. Hoje, com 27 anos, Lucas planeja novos investimentos para a pequena produção de leite e de queijos que mantém na propriedade de quase cinco hectares. No Encontro Estadual de Líderes Rurais, o produtor pôde expandir os horizontes, fazer novos contatos e, de quebra, impulsionar o negócio.

“De um ano e meio para cá, comecei a participar mais [dos eventos rurais]. Estou atrás de oportunidades para fazer networking. Isso tudo tem aberto portas e está dando resultados. É uma questão de ser visto e ter reconhecimento no que faço”, aponta o produtor.

A edição 2023 foi a primeira participação de Lucas no Encontro Estadual de Líderes Rurais. No entanto, a estreia do produtor nos eventos promovidos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR aconteceu em junho deste ano, no encontro regional de liderança rural realizado em Umuarama. Em ambos os eventos, ele aproveitou o contato com outros produtores, principalmente da região Noroeste, para alavancar parcerias e ideias para o seu município e o ramo dos queijos.

Hoje, na propriedade, 13 vacas em lactação produzem 230 litros de leite por dia. A maior parte vai para a produção diária de 20 quilos de queijos da empresa Rancho do Queijo, comandada pela mãe de Lucas, Janete Zardi Silva. A ideia, inclusive, veio dela, que já havia participado de cursos do SENAR-PR na área.

“Quando eu comecei, o preço do leite estava baixo. Então minha mãe, que fez curso do SENAR-PR, disse que sabia fazer queijo. Começamos produzindo para os vizinhos e parentes, e o negócio cresceu. Nossa vida mudou da água para o vinho”, conta Lucas, que também já participou de diversas capacitações do SENAR-PR, principalmente na área de pecuária leiteira.

Diante do crescimento das vendas, Lucas decidiu investir na profissionalização do negócio. Há pouco mais de um ano, veio a conquista do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que regularizou a comercialização dos produtos na cidade. Agora, o produtor está aguardando a adesão do município de Pérola ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR), que vai permitir ampliar mercados a nível estadual.

Tem gente que até hoje fala que eu sou louco, que não compensa fazer queijo. Nos eventos da FAEP que comecei a encontrar gente com as mesmas ideias que eu.

Lucas Herculano Zardi Silva, produtor de leite em Pérola

Liderança rural

Além da rede de contatos para o negócio dos queijos, Lucas também aproveita os eventos para desenvolver sua capacidade de liderança no meio rural. Um dos objetivos é levar melhorias para fortalecer o Sindicato Rural de Pérola, por isso, buscou contato com pessoas que atuam nas entidades sindicais de outros municípios. “Eu gostaria que o nosso sindicato rural fosse mais ativo. Mas, para isso, tem que se modernizar, não tem outra saída”, afirma.

Lucas revela que, quando começou a trabalhar como produtor rural, chegou a cogitar montar uma chapa para concorrer à diretoria da entidade. Na época, a ideia acabou ficando de lado, por falta de apoio. Agora que está mais engajado nos eventos do Sistema FAEP/SENAR-PR, o produtor planeja retomar a proposta.

“Precisamos de renovação, de gente nova, ideias diferentes. Se as coisas sempre vão ficando na mão das mesmas pessoas, não vai para a frente”, conclui.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio