Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontro de Líderes fomenta a transformação em mobilizadora de Piraí do Sul

Kátia da Silva Solek encontrou no evento de 2022 a inspiração para enfrentar as dificuldades e reerguer a entidade rural da cidade

Diz o ditado que “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Além de motivar e provar que há outros caminhos, um exemplo tem o poder de mostrar que não estamos sozinhos. No caso da mobilizadora Kátia da Silva Solek, do Sindicato Rural de Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais, o Encontro Estadual de Líderes Rurais, realizado em dezembro de 2022, transformou sua trajetória.

Kátia iniciou seu trabalho no sindicato em junho do ano passado e logo se deparou com dois desafios: aumentar o número de associados, que até então era zero, e reorganizar a documentação da entidade, que estava sem contador desde 2019. “O sindicato estava praticamente parado. Eu fiquei um mês só reunindo os documentos necessários para voltar a funcionar”, recorda. “Eu me questionava se conseguiria dar conta de tudo aquilo”, relata Kátia.

A mobilizadora Kátia no Encontro Estadual de Líderes Rurais 2022

Apenas depois da participação no evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR no ano passado que ela firmou a certeza de que era capaz de superar aquele desafio. “O encontro de líderes foi um divisor de águas. Conheci histórias de pessoas que conquistaram seus sonhos, que se superaram, e vi que Piraí do Sul também poderia melhorar”, relembra.

Na ocasião, Kátia havia mobilizado 20 pessoas do seu município para participar do evento na capital paranaense, que teve na programação palestras motivacionais, como a do cantor sertanejo Leo Dias, que contou como se reinventou após o fim da dupla com o irmão; e do “Doutor Agro”, que apontou os caminhos para o desenvolvimento da agropecuária num futuro próximo; além de autoridades políticas, representantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) e outros líderes rurais que compartilharam relatos inspiradores.

“Durante o evento, eles colocaram questões como: ‘Quem é você?’, ‘O que está fazendo aqui?’, ‘Qual é o seu propósito?’. Aquilo ficou martelando na minha cabeça”, conta a mobilizadora, que retornou para Piraí do Sul cheia de planos e projetos para o sindicato. “Para mim, [o encontro] foi muito motivacional. Dancei, chorei, trouxe uma felicidade que nem sabia onde estava”, conta.

Atualmente, a instituição sindical se mantém financeiramente com o aluguel de um imóvel e o repasse recebido por conta da mobilização de cursos do SENAR-PR. Porém as dificuldades não assustam a mobilizadora. “Temos pouca estrutura, então estamos sempre em busca de parcerias. Uma pousada nos emprestou sua cozinha para a realização de um curso, outra empresa nos emprestou uma sala de aula, e assim vamos”, conta a Kátia.

A edição 2023 do Encontro Estadual de Líderes Rurais serviu para reforçar os propósitos de Kátia, que segue trabalhando para fortalecer o Sindicato Rural de Piraí do Sul. “A dificuldade é o motor da vontade de mudar”, afirma.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio