Sistema FAEP/SENAR-PR

Invasões indígenas preocupam produtores do oeste do Paraná

Uma questão que está tirando o sono de muitos produtores é a invasão de terras por índios e paraguaios na região Oeste do Paraná, a exemplo do que vem acontecendo no Mato Grosso do Sul, onde a situação já é grave e houve assassinato de um produtor rural de Douradina. Na última sexta-feira, dia 19, o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, se reuniu com autoridades, líderes sindicais e produtores em Toledo para discutir o assunto.

Em agosto de 2012, índios vindos clandestinamente principalmente do Paraguai fecharam a ponte Airton Sena, entre Guaira (PR) e Mundo Novo (MS), e desde então as populações de Guaíra e Terra Roxa, no oeste paranaense, vivem um clima de insegurança. Sob o argumento da FUNAI de que são territórios históricos de ocupação indígena, 16 propriedades rurais foram invadidas em episódios que se repetiram no vizinho Mato Grosso do Sul. O presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, diz que a cada dia chegam mais índios do Paraguai, invadindo as terras na região. A produtora Luciane Possan, de Guaíra, conta que a situação é gravíssima e cobra uma solução para os conflitos no oeste paranaense. Ouça os áudios:      

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio