Sistema FAEP/SENAR-PR
Mais Recursos

Mais Recursos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7938/10, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que cria o Fundo de Apoio às Culturas Agropecuárias. O objetivo é assegurar recursos para o financiamento de empreendimentos, projetos ou estudos desenvolvidos por produtores rurais.

Segundo o autor, a participação do setor agropecuário no Produto Interno Bruto (PIB) do País é de 26%. "Diante desse desempenho, fica patente a importância do agronegócio na economia brasileira", afirma. "O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas desse setor e tornar a atividade no campo mais rentável e sustentável".

O fundo será administrado por um comitê gestor que terá composição estabelecida em regulamento posterior. O projeto assegura a participação no comitê de dois representantes do Ministério da Agricultura e de três de entidades não governamentais, com prioridade para as associações de produtores de âmbito nacional.

FONTES DE RECURSOS

Conforme a proposta, constituirão recursos do fundo:

– o recolhimento de percentual sobre o valor da unidade de comercialização das culturas agropecuárias a ser proposto, anualmente, pela associação nacional dos produtores de cada cultura e aprovado pelo comitê gestor do fundo;

– recursos decorrentes de acordos, ajustes, contratos e convênios celebrados com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal;

– doações realizadas por entidades nacionais e internacionais, públicas ou privadas;

– empréstimos de instituições financeiras nacionais e internacionais;

– reversão de saldos anuais do próprio fundo não aplicados;

– recursos oriundos de juros e amortizações de financiamentos.

APLICAÇÃO

O projeto estabelece que os recursos do fundo poderão ser aplicados para a promoção do aperfeiçoamento dos métodos de trabalho, dos processos tecnológicos e da comercialização dos produtos agropecuários. Além disso, poderão ser aplicados em atividades de acompanhamento do processo legislativo referente à modificação de leis do setor agropecuário, assim como em atividades de representação e de defesa do setor junto às autoridades.

O fundo também poderá servir para promover o intercâmbio social, cultural e científico com entidades nacionais e internacionais que atuem no setor agropecuário; para captar incentivos e para promover linhas especiais de crédito destinadas à classe de produtores. Os recursos poderão ser destinados ainda para criar e gerir serviços cooperativos para produtores, como clubes de seguros, análises laboratoriais e conjunturais para as culturas agropecuárias, cadastramento de clientes e pesquisa de mercado.

TRAMITAÇÃO

O projeto foi arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, em razão do fim da legislatura, mas, como autor foi reeleito, poderá ser desarquivado. Nesse caso, a proposta, de caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia a íntegra da proposta: PL-7938/2010.

FONTE

Agência Câmara

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio