Sistema FAEP/SENAR-PR
torres de energia no paraná

Melhorias na energia elétrica rural | Campo & Cia #186

O campo paranaense tem uma semana decisiva na reivindicação pela solução de problemas com eletricidade no campo. Confira no programa dessa semana, com Luiz Eliezer Ferreira

O fornecimento de energia elétrica no campo tem sido alvo de reclamações dos produtores rurais nos últimos anos. Em 2024, esse assunto tem ganhado evidência, com uma piora considerável nas interrupções e oscilações na rede elétrica. O setor produtivo tem se mobilizado para obter melhorias e nesta semana uma audiência pública e uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocam o assunto nos holofotes, no Paraná.

Por isso, a energia elétrica rural entra em pauta também no Campo & Cia dessa semana. Luiz Eliezer Ferreira, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, tem acompanhado de perto as movimentações em relação ao tema. Ferreira resume como surgiu essa demanda do campo, o que a FAEP e outras entidades representativas têm feito, as conquistas até agora e os desafios a serem enfrentados para garantir energia elétrica de qualidade na área rural.

Nos últimos meses, o Sistema FAEP/SENAR-PR recebeu 18 ofícios de sindicatos rurais e núcleos de sindicatos, que, juntos, correspondem a 54 unidades sindicais. Os documentos detalham os problemas enfrentados por agricultores e pecuaristas e que impactam diretamente na produção agropecuária. Os apagões têm se imposto como um obstáculo a quem produz, mas com impactos que se refletem na economia do Estado.

O Sistema FAEP/SENAR-PR compilou os apontamentos enviados pelos sindicatos rurais, resumindo os problemas no fornecimento de energia e traçando um cenário da situação vivida por produtores. Enviado em 5 de fevereiro à Copel, ao governo do Paraná e a todos os deputados estaduais, o ofício pede providências imediatas e assinala: “O tema é urgente e, sem resolução, o desenvolvimento do Paraná poderá ser comprometido”.

De lá para cá, o tema tem repercutido na mídia estadual e gerado pressão às autoridades tomarem providências em relação ao assunto. Os próximos episódios ocorrem com a convocação de uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no dia 18 de março; e a reunião com a diretora da Aneel, Agnes M. de Aragão da Costa, na sede da Copel, no dia 20 de março.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

2 comentários

  • Realmente isso é verídico. Notável ausência de reparos e manutenção da rede de distribuição. Postes inclinados, trincados etc.. etc…

    • Bom Dia Cláudio,

      obrigado pela sua mensagem.

      Realmente, a situação está bem complicada.
      A FAEP segue cobrando a Copel e e o governo estadual em relação a melhorias.

      Qualquer coisa, seguimos à disposição.

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio