Sistema FAEP/SENAR-PR

Mobilizadora informal organiza turmas para o SENAR-PR

Em suas andanças pelo município de Turvo, a agente de saúde Eliane Pedroso ajuda a reunir pessoas da comunidade para os mais diversos treinamentos da entidade

Agente de saúde no município de Turvo, na região Centro-Sul do Paraná, Eliane Pedroso aproveita suas andanças pela vizinhança para identificar diversas demandas da comunidade. Diante das necessidades, a profissional da área de saúde vai além. Conforme transita pelas casas das pessoas, Eliane reúne interessados em fazer cursos do SENAR-PR. E, quando atinge o número suficiente de participantes, vai atrás do sindicato rural local para viabilizar a turma, que ela sempre faz questão de participar, tamanho seu entusiasmo pelos treinamentos da entidade.

Nesse sistema, Eliane já fez cursos de horta, panificação, inclusão digital e está terminando um na área de produção de morangos. “Faço questão de ajudar a organizar as turmas e participar porque os cursos são muito bons, trazem bastante conhecimento. E esse é o caminho para melhorarmos a qualidade de vida no campo. O conhecimento empurra para melhorias na vida, pois a gente consegue fazer as coisas gastando menos, gerando renda”, aponta.

A relação de Eliane com o SENAR-PR começou em 2010, antes mesmo de se tornar agente de saúde (em 2015). Como vive com o marido e as duas filhas em uma propriedade rural de 22 hectares, sendo 12,1 hectares dedicados à cultura da erva-mate, ela identificou a necessidade de se capacitar para o desenvolvimento da atividade.

“Eu comecei a fazer cursos em 2010, para buscar conhecimento. O nosso forte é a erva-mate, mas também plantamos uma lavoura e temos ovelhas e suínos. Para consumo familiar, a gente tem bois de corte e vacas de leite”, descreve.

No passado, os cursos do SENAR-PR já contribuíram para a geração de renda. Eliane aprendeu a fazer pães em uma das capacitações da entidade e vendia a produção pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O ingresso no serviço público exigiu a descontinuidade da produção de pães, mas sem deixar de lado a vocação para mobilizar a comunidade local.

“Estamos construindo uma fábrica de pães e geleias na comunidade, com 72 metros quadrados, toda equipada, com investimento de R$ 240 mil. Tomei a frente deste projeto, pois quero trazer melhorias para todos da comunidade onde moro”, compartilha Eliane.

Cursos

O SENAR-PR possui à disposição dos produtores rurais mais de 250 títulos de cursos, todos gratuitos e com certificado. Para acessar a lista completa, basta clicar aqui.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio