O Consórcio Antiferrugem, liderado pela Empresa Brasileiras de Pesquisa Agropecuária de Soja (Embrapa Soja), anunciou que 288 casos de ferrugem asiática já foram detectados nas lavouras e soja do país nesta safra 2013/14, 12% menos que no mesmo período do ciclo 2012/13.
A incidência é maior no Estado de Goiás, onde, até o momento foram encontrados 106 focos da doença.
Segundo Maurício Meyer, da Embrapa Soja, a ocorrência de veranicos frequentes e prolongados na maioria das regiões e as temperaturas elevadas acima da média fizeram aumentar a incidência do fungo no Estado. “No sudoeste goiano, onde a semeadura de soja começa em 1º de outubro, a falta de chuvas impediu o avanço da doença”, diz em nota ao consórcio. “Nas demais regiões do Estado, o volume de chuvas na fase vegetativa da soja superou as médias históricas e fez aumentar a doença”.
Apesar disso, o pesquisador afirma que o controle químico tem se mostrado efetivo e não há registros de perdas significativas nas lavouras goianas em decorrência da ferrugem asiática até o momento.
Os demais focos de ferrugem encontrados estão distribuídos em: 51 casos no Rio Grande do Sul; 52, no Paraná; 25 em Mato Grosso; 28 em Mato Grosso do Sul; 5 em Minas Gerais; 1 na Bahia; 1, Santa Catarina e 19 em São Paulo.
Fonte: Valor Econômico 12/02/2014
Comentar