Sistema FAEP/SENAR-PR

Número de casos de ferrugem asiática sobe para 288 nesta safra

Para a Embrapa Soja, a ocorrência de veranicos frequentes e prolongados na maioria das regiões e as temperaturas elevadas acima da média fizeram aumentar a incidência do fungo no Estado Goiás, no Paraná

downloadO Consórcio Antiferrugem, liderado pela Empresa Brasileiras de Pesquisa Agropecuária de Soja (Embrapa Soja), anunciou que 288 casos de ferrugem asiática já foram detectados nas lavouras e soja do país nesta safra 2013/14, 12% menos que no mesmo período do ciclo 2012/13.

A incidência é maior no Estado de Goiás, onde, até o momento foram encontrados 106 focos da doença.

Segundo Maurício Meyer, da Embrapa Soja, a ocorrência de veranicos frequentes e prolongados na maioria das regiões e as temperaturas elevadas acima da média fizeram aumentar a incidência do fungo no Estado. “No sudoeste goiano, onde a semeadura de soja começa em 1º de outubro, a falta de chuvas impediu o avanço da doença”, diz em nota ao consórcio. “Nas demais regiões do Estado, o volume de chuvas na fase vegetativa da soja superou as médias históricas e fez aumentar a doença”.

Apesar disso, o pesquisador afirma que o controle químico tem se mostrado efetivo e não há registros de perdas significativas nas lavouras goianas em decorrência da ferrugem asiática até o momento.

Os demais focos de ferrugem encontrados estão distribuídos em: 51 casos no Rio Grande do Sul; 52, no Paraná; 25 em Mato Grosso; 28 em Mato Grosso do Sul; 5 em Minas Gerais; 1 na Bahia; 1, Santa Catarina e 19 em São Paulo.

 
Fonte: Valor Econômico 12/02/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio