O site do Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) anunciou a liberação de dois frigoríficos brasileiros exportadores de carne bovina. Atualmente, o Brasil tem 36 plantas sob restrições temporária e 22 unidades liberadas pelo serviço veterinário russo. A Rússia é o segundo maior importador do produto brasileiro. Em 2013, os embarques de carne bovina para a Rússia atingiram receita de US$ 1,2 bilhão para 306,3 mil toneladas.
Oficialmente, o Frigorífico Astra do Paraná e o VPR Brasil Importações e Exportações foram aprovados para exportarem para o mercado russo a partir do dia 10 de fevereiro de 2014.
Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira, a boa notícia contrapõe restrições anteriores. “Isso fará com que o abastecimento russo seja reforçado e as exportações brasileiras continuem crescendo”, afirmou Junqueira.
Em outubro de 2013, a fiscalização russa já havia liberado seis frigoríficos de carne bovina para importação, depois de restringir temporariamente a compra de carne a 10 frigoríficos (nove de carne bovina e uma de suína), por conta de “inconformidades com as normas sanitárias do país”.
Governo questiona Indonésia
O governo brasileiro adotou a última medida de negociação antes de abrir uma disputa comercial contra a Indonésia, ao enviar uma carta em que questiona as barreiras impostas à carne de frango do Brasil.
“Apesar de termos a possibilidade de abrir um contencioso [disputa legal], resolvemos esgotar todas as possibilidades de negociação com a Indonésia”, disse Marcio Lima, diretor de negociações internacionais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Fonte: DCI – São Paulo/SP – 12/02/2014
Comentar