Sistema FAEP/SENAR-PR

Olimpíadas Rurais celebram aprendizado de jovens em cursos do SENAR-PR

Ao todo, 105 alunos do JAA e do AAJ, classificados previamente, participaram de atividades que testaram conhecimentos adquiridos ao longo do ano

O Encontro de Empreendedores e Líderes Rurais teve como um dos destaques em sua programação a final das Olimpíadas Rurais. Um total de 105 alunos dos programas Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) e Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), classificados em provas feitas previamente ao longo do ano, participaram de um circuito de atividades. O objetivo, com cinco rodadas de desafios, foi testar o conhecimento tratado nos dois programas, com problemas práticos nas áreas de cálculo e interpretação de textos aplicados em silvicultura, agricultura, pecuária, cidadania e meio ambiente.

O processo classificatório dos 105 alunos para as Olimpíadas Rurais ocorreu por meio das avaliações de desempenho realizada pelos instrutores ao longo do ano. Uma prova classificatória, numa segunda etapa, indicou os cinco melhores resultados de cada turma, totalizando 90 alunos do JAA e 15 do AAJ. 

Na grande final, no dia do encontro, em Pinhais, esses 105 jovens foram divididos em 15 equipes, que passaram por um circuito de atividades. Cada equipe foi identificada pelo uso de coletes com as cores amarelo, azul, bege, branco, bordo, cinza, laranja, marrom, marinho, verde, preto, royal, roxo, salmão e vermelho.

Os grupos vencedores foram os de cor branca, laranja, royal, azul escuro e pérola. Eles levaram os seguintes prêmios: medalhas e troféus, transmissores de streaming, headphones sem fio, tablets, caixas de som e smartphones (veja  lista completa das equipes com seus respectivos membros).

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou que as olimpíadas são uma forma de celebrar o conhecimento e demonstrar a importância do AAJ e do JAA na formação da futura geração que vai tomar frente dos negócios no campo. “Aproveito a oportunidade para parabenizar os alunos e os professores pelo esforço e dedicação, o empenho que tem gerado resultados tão significativos para o nosso Estado. O ensino levado a sério é algo imprescindível se quisermos seguir em uma trajetória de desenvolvimento”, apontou.

Antes do início das atividades, o governador em exercício e presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, deu uma aula inaugural para os competidores. “Esse espírito de vocês, mobilizados em torno de um único objetivo, demonstra um valor fundamental: a união. Eu apoio a iniciativa de promover a Olimpíada Rural e por isso fiz questão de vir até aqui participar da abertura e deixar o meu reconhecimento ao esforço de cada um de vocês”, resumiu.

Sobre os programas

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz, desenvolvido pelo SENAR-PR, nasceu em 2005 para atender a Lei 10097/2000, conhecida como Lei do Jovem Aprendiz, onde todo o jovem entre 14 a 24 anos pode participar de um programa de aprendizagem. A partir de então, o SENAR-PR criou o JAA, voltado a adolescentes de 14 a 18 anos. Em 2019, 225 jovens, divididos em 15 turmas, participaram da capacitação. Desde 2005 até hoje, mais de 49 mil jovens já foram formados pelo programa do SENAR-PR. Inclusive, o SENAR-PR é o único no Brasil com esse programa.

O programa se divide em dois módulos. O primeiro possui uma etapa inicial com 144 horas de duração, distribuídas em encontros semanais com duração de oito horas, envolvendo conhecimentos básicos nas áreas de agricultura e pecuária. Após esta fase, os jovens passam por uma etapa específica, com duração de 104 horas, na qual focam em conhecimentos em uma atividade do meio rural: pecuária leiteira, fruticultura, mecanização, agricultura orgânica, olericultura e cana-de-açúcar.

O Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), por sua vez, tem o objetivo de aliar o conhecimento à prática. Mais do que formar pessoas em termos de conhecimentos técnicos, a proposta é desenvolver habilidades que tornem possível a novos profissionais desempenharem suas competências pessoais para a inclusão no mercado de trabalho. Somente em 2019, foram capacitados 4625 alunos em 248 turmas em todas as regiões do Paraná. A estimativa é de que 70% desses participantes devam ser contratados pela empresa.

1° lugar – Branco        

Ana Beatriz Pereira Ribeiro – Mandaguaçu (reg)

Emanuel Ronaldo Pereira – Sudoeste(reg)

Giuseppe Salvatore Macedo Napoli – Rondon

Guiherme Buhrer – Curitiba(reg)

Laysa Rocha dos Santos – Londrina(reg)

Luana Karoline Kolberg – Matelândia(reg)

Thiago Henrique Martinello – Sudoeste(reg)

2° lugar – Laranja        

Alice Vitoria da Silva – Londrina(reg)

Darlan José de Moraes – Sudoeste(reg)

Eduarda Camargo – Guarapuava(reg)

Kaylayne Braga Ferreira – Umuarama (reg)

Keven Hattori Brito – Moreira Sales

Tainara Machado – Sudoeste(reg)

Victor Henrique de Oliveira Bressa – Mandaguaçu(reg)

3° lugar – Royal           

Ivan Leniar – Irati(reg)

Lucas Daniel Fogaça Figueiredo – Umuarama(reg)

Maria Laudelina Rodrigues – Ponta Grossa(reg)

Milena Gabriel da Silva – Cascavel

Pedro Henrique Cristino de Sousa – Campo Mourão(reg)

Pedro Henrique Vietro Oliveira – Campo Mourão(reg)

Tassiele Vogel – Matelândia(reg)

4° lugar – Azul Escuro

Ana Paula de Barros Zendrini – Campo Mourão(reg)

Eduardo da Silva Cruz – Campo Mourão(reg)

Emanuely Melo Menegazzo – Umuarama(reg)

Gustavo Henrique dos Santos Becker – Ponta Grossa(reg)

Julio Cezar Estefani de Souza – Campo Mourão(reg)

Kailane Bobek – Irati(reg)

Rivaldo Luiz da Silva Junior – Tapejara

5° lugar – Pérola

Esthefany Carolina da Silva – Umuarama(reg)

Jayanne Gonçalves Rodrigues – Ponta Grossa(reg)

Lorenzon Gabrio Franco – Luiziana

Maria Gabriela Braz de Oliveira – Campo Mourão(reg)

Maria Vitória Ramos – Campo Mourão(reg)

Matheus Biz dos Santos – Campo Mourão(reg)

Milena Renaldim – Irati(reg)

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio