Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná sai na frente em programa de levantamento detalhado de solos

Com apoio do Prosolo, Pronasolos-Paraná irá fornecer dados para a tomada de decisão em técnicas de manejo, uso e culturas, como para a própria conservação do solo

Mais uma vez, o Paraná assumiu o papel de protagonista em relação ao cuidado do bem mais precioso dos produtores rurais: o solo. Desde outubro, uma equipe formada por seis técnicos percorre o Estado fazendo coletas de amostras de solo e vegetação ciliar, como parte da implantação do Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos). O material irá servir de base para a elaboração de um levantamento inédito, que irá elevar o conhecimento sobre solos e as condições das florestas ciliares paranaenses.

O Paraná foi o primeiro Estado a implantar o Programa, pois viabilizou recursos para o levantamento por meio de uma ampla parceria. Caso não ocorram iniciativas inspiradas na mobilização paranaense, as outras unidades da federação terão de esperar a previsão de verbas para o Pronasolos no próximo Plano Plurianual (PPA) do governo federal. O PPA deve ser elaborado e aprovado no ano que vem, mas começa a ser executado apenas em 2020.

“Os técnicos irão coletar amostras de solo e vegetação, além de realizar observações de campo”, explica Gustavo Curcio, pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador estadual do projeto. “Como o trabalho envolve uma área muito grande a ser percorrida, nem sempre será possível informar aos produtores que estaremos em um local realizando as coletas. Então pedimos a compreensão ao trabalho que vamos desenvolver”, completa.

Com o projeto oficialmente em andamento, o primeiro local-alvo da ação é a região Oeste do Paraná, entre os municípios de Toledo e Foz do Iguaçu, delimitado na Bacia Hidrográfica do Paraná III. A fase efetiva de levantamento de dados em 11.450 quilômetros quadrados da região (chamada pelo projeto de “Módulo Territorial”) é um trabalho que levará dois anos para ser concluído.

Leia mais sobre o Pronasolos aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio