Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná suspende agrotóxicos com baixa eficiência para barrar ferrugem asiática

Adapar suspendeu 67 marcas comerciais de agrotóxicos que apresentaram eficiência abaixo da média dos produtos cadastrados

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) suspendeu 67 marcas comerciais de agrotóxicos que apresentaram eficiência abaixo da média dos produtos cadastrados. As marcas suspensas não poderão ser receitadas para o controle da ferrugem da soja, porém outras 24 marcas permanecem aptas para recomendação e serão reavaliadas na próxima safra 2016/17.

A Portaria Adapar (nº 91, 2105/2015) determina que, para um agrotóxico ser cadastrado no Paraná, um dos requisitos é que apresente eficiência de 80% de controle para a praga ou doença, ou no mínimo que tenha eficiência superior à média dos agrotóxicos já cadastrados.

De acordo com as últimas publicações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maioria dos agrotóxicos registrados para controle da ferrugem asiática da soja está com baixa eficiência. A causa é a resistência do fungo aos princípios ativos dos agrotóxicos usados repetidas vezes ao longo dos anos.

Avaliando as informações geradas pelo Sistema de Monitoramento de Comércio e Uso de Agrotóxicos no Estado do Paraná (Siagro), a Adapar confirmou que produtos ineficientes permanecem sendo utilizados em grande escala pelos agricultores, fato que gera elevação dos custos de produção, riscos de contaminação aos aplicadores e poluição, pois o agricultor terá que fazer repetidas aplicações se houver condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento do fungo.

Segundo o diretor de Defesa Agropecuária, Adriano Luiz Ceni Riesemberg, os produtos suspensos estão relacionados na página da Adapar pelo linkhttp://celepar07web.pr.gov.br/agrotoxicos e na página do Siagro, disponível apenas para engenheiros agrônomos habilitados a prescrever receitas de uso de agrotóxicos.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio