Sistema FAEP/SENAR-PR

Parcerias turbinam cursos do SENAR-PR | Campo & Cia #182

No programa dessa semana, Heli Heros Assunção, de Departamento Técnico do SENAR-PR, detalha parcerias que vão resultar em treinamento de instrutores e novos equipamentos para os cursos dos Centros de Treinamento Agropecuários

O SENAR-PR anunciou duas novas parcerias que vão resultar em atualizações de instrutores e a aquisição de novos equipamentos para os cursos ministrados nos Centros de Treinamento Agropecuário (CTAs) de Ibiporã e de Assis Chateaubriand. Este é o tema principal do Campo & Cia dessa semana, que teve como convidado Heli Heros Assunção, do Departamento Técnico do SENAR-PR. A atração tratou ainda da entrega de equipamentos aos colégios agrícolas durante o Show Rural, em Cascavel, como parte das ações do Programa Agropecuária 2030.

Ouça e/ou baixe o programa completo no player a seguir:

Uma das parcerias novas do SENAR-PR para este ano envolve a empresa Agres, focada em agricultura de precisão, com sede em Curitiba e atuação em diversos países. “É uma empresa focada em agricultura de precisão e o objetivo dessa parceria é levar atualizações para nossos instrutores, em torno de 50 que vão passar por esse processo. E também está previsto no nosso termo de cooperação a cessão de equipamentos para nossos CTAs em torno de R$ 250 mil”, revelou Assunção durante o programa.

Outra parceria importante foi firmada com a TeeJet, multinacional dedicada em tecnologias de pulverização. “O objetivo principal também é atualizar os nossos instrutores, afinal a necessidade de acompanhamento das novas tecnologias é fundamental para oferecermos o que há de mais moderno e avançado no campo. Com a TeeJet também temos prevista a cessão de alguns equipamentos, etapa esta que ainda está em fase de definição”, compartilhou o técnico.

Agropecuária 2030

O Programa Agropecuária 2030 começou a ser formatado em 2022, com o objetivo de colocar os colégios agrícolas do Paraná definitivamente na era digital. Os planos de aulas da iniciativa foram construídos coletivamente, por técnicos e instrutores do SENAR-PR. Os instrutores passaram por uma atualização na Escola Superior de Agricultura, da Universidade de São Paulo Luiz de Queiróz (Esalq/USP), em Piracicaba, no interior paulista. O Programa é levado às escolas por 24 instrutores do SENAR-PR e os participantes são estudantes do último ano de formação.

Além das formações, o Sistema FAEP/SENAR-PR investiu R$ 1,3 milhão na compra de 484 aparelhos de última geração: 21 GPS’s portáteis, 23 GPS’s agrícolas e 23 tablets. O pacote contempla, ainda, amostradores de solo, fluxômetros e termohigroanemômetros, além de kits de ordenha, de aplicação de agroquímicos e de perdas, drones e penetrômenos de solo. Tudo isso proporciona o contato dos estudantes com o que há de mais moderno na agropecuária mundial.

“Hoje, o aluno que entra no colégio agrícola vai ter oportunidade de trabalhar com equipamentos de última geração, cuja habilidade é uma exigência de mercado na contratação de mão de obra. Estamos falando de GPS portátil, GPS agrícola, drones, penetrômetros de solo, equipamentos de medição de umidade, vento e temperatura. Uma série de equipamentos pensada para como o estudante pode sair do colégio mais preparado para levar a inovação para nossos produtores rurais”, apontou Assunção.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio