Sistema FAEP/SENAR-PR

Pesquisa mostra insatisfação com energia rural | Campo & Cia #188

O programa dessa semana fala do levantamento inédito encomendado pelo Sistema FAEP para medir como está o nível de satisfação dos produtores rurais com a energia elétrica

O Sistema FAEP/SENAR-PR acaba de divulgar uma pesquisa inédita sobre o nível de satisfação dos produtores rurais paranaenses com o fornecimento de energia elétrica no Estado. Os números apontam que 85% dos entrevistados não estão satisfeitos com a estabilidade no fornecimento. Quem traz os destaques do levantamento é Luiz Eliezer Ferreira, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Paraná Pesquisas e entrevistou um total de 514 produtores rurais. Os questionários foram aplicados entre 26 de fevereiro e 14 de março, em diversas regiões do Paraná. “Pela primeira vez, temos um diagnóstico da classe rural, com os resultados indicando um grau de insatisfação muito maior que a média das pesquisas da Aneel”, observou Ferreira.

Entre os destaques da pesquisa estão o fato de que 38,9% dos entrevistados declararam estar insatisfeitos com a estabilidade no fornecimento e energia elétrica, enquanto 30,9% afirmaram estar muito insatisfeitos. Outros 15,2% responderam que não estão satisfeitos, nem insatisfeitos com esse quesito.

Os principais motivos para a avaliação negativa são a falta constante de energia elétrica (44%), a demora na resolução dos problemas (14%) e muita oscilação na rede (12,3%). O grau de insatisfação aumenta nas regiões onde os agropecuaristas se dedicam mais a atividades intensivas no uso de energia, como avicultura, piscicultura, suinocultura e pecuária leiteira.

No Oeste do Paraná, por exemplo, 38,4% dos produtores disseram estar muito insatisfeitos com os serviços e outros 38,4% se declararam insatisfeitos. A região é reconhecida por ser uma potência da suinocultura e avicultura. Já o Sudoeste e o Sudeste do Paraná, por usa vez, que têm ênfase em atividades como a avicultura e bovinocultura de leite, também registraram insatisfação alta com a estabilidade no fornecimento de energia elétrica.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio