Sistema FAEP/SENAR-PR

Plantio de trigo avança no Paraná, mas área será menor

Espaço destinado ao cereal deverá ser de 8% a 10% menor nesta safra do que na anterior

O plantio de trigo já chega a 15% da área que será destinada à cultura no Paraná. Mas parte dos produtores não está muito animada neste ano.

As condições de mercado não são muito favoráveis, e a área destinada ao cereal deverá ser de 8% a 10% menor nesta safra do que na anterior.

Um dos desestímulos dos produtores vem dos preços, segundo Francisco Carlos Simioni, diretor do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná.

Na safra anterior, os produtores não conseguiram cobrir os custos de produção, e os mecanismos de apoio do governo não tiveram efeitos para os agricultores paranaenses que optaram pelo produto, afirma ele.

Dificuldades internas e um volume grande de trigo no mercado internacional fizeram o produtor repensar o cultivo de inverno neste ano e diminuir a área. Houve uma troca desse cereal por milho e cevada.

A aposta do produtor no milho fez com que a área dessa cultura crescesse 8% no Estado. Já outros produtores preferiram a cevada, uma vez que preços e garantia de compra pelas indústrias tornaram esse mercado atraente.

Fonte: Folha de S.Paulo

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio