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Portos precisam atender expansão do agronegócio, dizem executivos

Brasil pode se tornar o maior exportador mundial do agronegócio em 2020, e déficit na capacidade dos portos demanda investimentos

As dificuldades no escoamento da produção brasileira e o consequente déficit na capacidade portuária do País revelam a necessidade de investimentos no setor, especialmente diante do avanço do agronegócio.

A avaliação foi feita por executivos que participaram de um painel sobre a importância do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) em mais uma edição do Diálogos Capitais – Setor Portuário: Oportunidades e Desafios, promovido por CartaCapital na quarta-feira 24.

Para Luiz Fayet, consultor de infraestrutura e logística da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), as exportações do agronegócio devem ser vistas como uma alavanca para a recuperação da economia brasileira e o desenvolvimento interno. “A história do Brasil mostra que, há 50 anos, nós éramos importadores de alimentos. Até 2020, se não nos atrapalharem muito, nós seremos os maiores exportadores mundiais do agronegócio”, afirmou.

Olavo Machado, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), concorda. Ele lembrou que, nos portos do Brasil, o tempo de espera para atracar um navio é muito maior que em grandes portos do mundo. “Os problemas de logística afetam a indústria e representam um entrave a um maior dinamismo do comércio externo, em especial as exportações”, disse.

Fonte _ InShare – 25/02/2016

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